V Plenária Nacional apontará próximas lutas da campanha "O petróleo tem que ser nosso"

FUP e movimentos socais que integram a campanha participam da Plenária nesta quinta e sexta-feira…





Imprensa da FUP

A FUP e os demais movimentos sociais que integram a campanha “O petróleo tem que ser nosso” participam nos dias 7 e 8 de abril da V Plenária Nacional que irá discutir novas estratégias de luta em defesa da soberania nacional sobre os recursos energéticos. Temas da ordem do dia, como as mudanças na geopolítica em função das revoltas populares no Oriente Médio e os reflexos do acidente nuclear no Japão sobre a indústria internacional de petróleo e gás natural, serão enfocados no debate.

A plenária também irá discutir e elucidar dúvidas em relação à nova legislação do pré-sal e aprofundar o debate em torno do projeto dos movimentos sociais que está em tramitação no Senado (PLS 531/2009). Os movimentos sociais intensificarão a construção da unidade das forças populares em torno da luta pelo monopólio estatal do petróleo e contra os leilões, apontando novas mobilizações e instrumentos de massificação da campanha.

A  ANP colocou em consulta pública o novo modelo de contratos de concessão para ser utilizado a partir da 11ª rodada de licitações. Portanto, é imperativo que os movimentos sociais estejam unidos para defender a soberania nacional. A V Plenária Nacional da campanha “O petróleo tem que ser nosso” será realizada em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, em local ainda a ser divulgado pelo Comitê Operativo.