Conquista mostrou importância da mobilização!
A mobilização e a disposição para a luta demonstrada pelos trabalhadores da UO-BA levaram a gerência de Miranga, a gerência do Ativo Sul e a gerência geral da Petrobrás na Bahia a chamar a diretoria do Sindipetro Bahia para uma negociação.
A reunião aconteceu no final da tarde (se estendendo até à noite) da segunda-feira, 10, véspera da data anunciada para a provável deflagração da greve por tempo indeterminado. Além das gerências, participaram os diretores do Sindipetro Bahia Leonardo Urpia, Luciomar Machado e Climério Reis. A empresa se comprometeu em manter os 2 postos de turno na Ecomp Miranga, garantindo assim a permanência do efetivo próprio da Estação de Compressores.
Para o diretor da FUP e Sindipetro Bahia, Leonardo Urpia, a manutenção dos postos de trabalho foi uma grande vitória da categoria que mostrou maturidade e consciência da importância da união e mobilização quando os direitos dos trabalhadores são atingidos.
Sobre o Contrato Perbrás, a Gerência Geral (GG) informou que o mesmo iniciou apenas no embarque e desembarque de carretas em Fazenda Bálsamo, mas que iniciará as atividades em todo Ativo Norte a partir do dia 17/08. As atividades do contrato no Ativo Sul serão realizadas numa próxima etapa, ainda sem data. Para implementar o contrato, a GG afirmou que realizará uma próxima reunião para apresentação aos trabalhadores e sindicato, do “objetivo” e “atividades” deste contrato.
Diante do avanço, o Sindipetro Bahia propõe a suspensão da greve aprovada e a continuidade da mobilização contra a terceirização da atividade fim (operação) através do contrato Perbrás. Portanto, continua valendo a orientação para que os trabalhadores não passem o seu conhecimento para a empresa privada. Em breve, o Sindipetro Bahia divulgará as orientações jurídicas que estão sendo preparadas pela assessoria da nossa entidade.
Fonte: Sindipetro BA