Um petroleiro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Pedro Celso Zuchi (PT) tomou posse como deputado estadual

O petroleiro aposentado Pedro Celso Zuchi, que também é ex-prefeito da cidade de Gaspar, tomou posse nesta quarta-feira (09) como deputado estadual de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores. Ele assumiu o cargo provisoriamente após a licença do deputado Padre Pedro Baldissera (PT).

A cerimônia ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e foi transmitida pelas redes sociais da Casa (https://bit.ly/3HDOYtL).

No pronunciamento de posse, Zuchi cumprimentou amigos, familiares e os petroleiros presentes na Alesc, bem como a ex-senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e o presidente do PT de Santa Catarina, Décio Lima. Também agradeceu pela grandeza e generosidade do deputado Padre Pedro.

Na cerimônia, exibiu um vídeo que destaca seus principais feitos enquanto prefeito por três mandatos da cidade de Gaspar, sendo o primeiro reeleito da história do município da região do Vale do Itajaí. A implantação do transporte coletivo urbano, a instalação do Corpo de Bombeiros, do campus do Instituto Federal de Santa Catarina em Gaspar, a construção da Ponte do Vale (segunda travessia sobre o rio Itajai-açú) e os investimentos em habitação, saúde, educação, esporte, cultura e mobilidade urbana foram alguns exemplos de suas conquistas no executivo municipal.

Enquanto deputado, Zuchi disse que seu “foco maior será na pauta municipalista, pois são nos municípios que acontecem as maiores demandas da população”. Ele enfatizou que irá cobrar maior contrapartida do estado em obras viárias e no setor de saúde.

O deputado ainda afirmou que “nesse momento de agravamento da pandemia, defendo a vacina, a ciência e a atenção básica nos municípios, que são nossas armas para vencer a pandemia”.

Por fim, Zuchi fez um agradecimento especial aos petroleiros e petroleiras. “Tive a honra de fazer parte dessa categoria até a minha aposentadoria. Parabéns companheiros pela luta em defesa da maior empresa brasileira e da soberania nacional, a qual garantiu para o Brasil a autossuficiência na produção de petróleo e derivados. Estamos juntos”.

O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, participou da comitiva de petroleiros que acompanhou a posse de Zuchi. “Nos honra muito, enquanto categoria, termos um petroleiro aposentado, que foi três vezes prefeito, ocupando uma cadeira na Alesc. Aliás, é o primeiro da categoria a ser deputado em Santa Catarina. Durante a posse, ele agradeceu a presença da nossa comitiva e se prontificou a fazer a defesa da nossa pauta junto à Assembleia”, afirmou.

Após a cerimônia de posse, a comitiva petroleira se reuniu com parlamentares e lideranças políticas do campo progressista de Santa Catarina para articular a campanha em defesa da Petrobrás estatal e voltada ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

[Da imprensa do Sindipetro PR e SC]