Último dia para escolher o representante dos trabalhadores. Votação prossegue até às 23h59

FUP

O primeiro turno da eleição que definirá o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás termina nesta quarta-feira, 15 de janeiro, às 23h59. A FUP e seus sindicatos indicam o voto em José Maria Ferreira Rangel, conselheiro eleito no ano passado. Diretor de Saúde e Segurança da Federação e coordenador do Sindipetro-NF, ele tem provado com o seu mandato a importância de uma representação classista no órgão que determina as principais políticas a serem seguidas pela maior empresa do país.

Além de atuar com total transparência e ouvindo os trabalhadores, através de encontros pelo Brasil afora e de seu blog www.zemarianoca.org.br, o atual conselheiro vem pautando o seu mandato por uma nova política de saúde e segurança para os trabalhadores, contra os leilões de petróleo e gás, pela defesa intransigente da manutenção dos investimentos da Petrobrás no Brasil e para derrubar as limitações impostas aos conselheiros eleitos, que são impedidos de discutir e votar questões relativas aos empregados, como remuneração, relações sindicais e previdenciárias.

COMO VOTAR PELA INTRANET

Acesse o banner da Eleição de Representante dos Empregados, que se encontra na intranet. Os navegadores mais indicados são o Mozilla e o Explorer. Clique no banner e em seguida, será aberta a página para votação. Efetue o login com sua chave e senha de 08 dígitos e acesse o sistema, clicando no quadrado verde, com a inscrição VOTE AQUI. Escolha JOSÉ MARIA FERREIRA RANGEL e confirme seu voto.

COMO VOTAR PELA INTERNET (EXTRANET)

Os petroleiros que estão de férias ou de folga nesses últimos dias de eleição poderão votar pela internet, uma novidade no processo eleitoral deste ano, que garante a todos a possibilidade de escolher democraticamente o seu representante no CA da Petrobrás. Basta acessar o site eleicaoca.petrobras.com.br, utilizar a senha externa de 10 dígitos e seguir os mesmos passos de como votar pela intranet.

CARTA ABERTA DE JOSÉ MARIA RANGEL AOS TRABALHADORES:

Minhas companheiras e meus companheiros,

Estamos na reta final do primeiro turno para escolher nosso Conselheiro Representante no CA da Petrobrás. Todas e todos poderão votar até as 23:59hs do dia 15-01-2014.

Nos últimos anos a participação tem sido abaixo das possibilidades.

Conquistamos o direito de influir nos conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros e Conselho Administrativo da Petrobrás. Deveria ser o contrário já que maior participação é mais força de nosso representante.

Honrado com o atual mandato percebo a dimensão da responsabilidade e do desafio da missão. Disso resulta meu compromisso absoluto com a seriedade, o respeito e o debate civilizado.

Resistiremos a toda e qualquer provocação. Repelimos a baixaria e os ataques pessoais. Nossa categoria está preparada para o debate elevado e exige respeito, muito respeito!

Exatamente como ao longo do mandato. Reuniões com a base para ouvir, sentir as expectativas e perceber o sentimento dos meus companheiros e das minhas companheiras.

Acrescente-se o blog www.zemarianoca.org.br com posts quase diários, e cada reunião sindical pelo Brasil.

Antes da posse já reunia com o Presidente da Câmara dos Deputados, angariando apoio para o projeto (PL 6051/13) que põe fim à discriminação. Importante conquista dos trabalhadores (a representação) trouxe uma distorção: somos impedidos de debater temas salariais, previdenciários ou de relações sindicais.

Mobilizamos a articulamos apoio dos Conselheiros Representantes do pessoal de outras estatais: BB, CEF, BNDES, BR Distribuidora e Sistema Eletrobrás.

Nosso projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e agora está na Comissão de Constituição e Justiça.

Com o meu trabalho e por proposta minha alteramos o Regimento do CA para que a saúde e a segurança dos petroleiros e das petroleiras sejam motivo de atenção – e debate! – permanentes no fórum mais alto da Petrobrás.

Discutimos os acidentes nas refinarias e vamos debater o grave incidente na P-20 no CA .

Faremos que o CA entenda que os olhos e os cuidados da empresa devem se voltar para quem faz a Petrobrás, sua força de trabalho.

Três reuniões acontecerão em áreas operacionais (uma na plataforma P-56, outra na Refinaria Abreu e Lima e outra na Térmica Leonel Brizola) o que dará maior embasamento às decisões.

Travamos a batalha (que está longe do fim) contra os Leilões do Petróleo e do Gás de Xisto.Mostramos com fatos , as maldades do PROCOP E PRODESIN.

Com muito orgulho posso afirmar e comemorar: não foi pouca coisa o que fizemos em nove meses. Há muito que consolidar e conquistar:

·         Intensificar e ampliar a luta por melhores condições de Saúde e Segurança;

·         Somar forças pela aprovação do PL 6051/13 que dá mais poderes ao representante dos trabalhadores no CA;

·         Fim do PROCOP e PRODESIN;

·         O Projeto Sondas contemplar a operação pela Petrobrás;

·         Aumentar a carga contra os leilões do Petróleo;

·         Denunciar os gravíssimos riscos da exploração do Gás de Xisto;

·         Defender uma Petrobrás do Brasil e para os Brasileiros.

É com esses compromissos que lhe peço a oportunidade de mais um mandato no CA para dar continuidade e concluir etapas importantes de uma luta que é permanente.

VOTE JOSÉ MARIA RANGEL para o CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRÁS