Tudo o que você queria saber sobre o Congresso da Categoria Petroleira da Bahia

Nos dias 27 e 28 de maio a categoria petroleira estará realizando o seu Congresso Anual, a data é uma oportunidade única para que petroleiros e petroleiras da Bahia possam apresentar suas demandas e contribuir com a construção da pauta de reivindicações que será entregue pela FUP à direção do Sistema Petrobrás. O evento acontecerá no Hotel Sol Bahia Atlântico.

Para entender um pouco mais sobre como funciona o Congresso da categoria, destacamos algumas perguntas e respostas sobre o tema. Acompanhe:

1 – Qual a importância do Congresso?

O Congresso é a instância máxima de decisão da categoria. O que for decidido durante o evento [email protected] [email protected] que representam todos os petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás e Setor Privado, na Bahia, prevalece sobre todas as decisões adotadas anteriormente.

2 – Como funciona o Congresso?

@s d[email protected] que formam o Plenário do Congresso discutem as diversas teses enviadas [email protected] [email protected], e após votação, as teses aprovadas são encaminhadas para o Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), onde são apresentadas e debatidas, novamente. E, caso aprovadas, passam a fazer parte da pauta de reivindicações da categoria.

3 – Quem pode ser [email protected] e como ocorre a eleição?

Qualquer trabalhador(a) [email protected] ao sindicato pode ser candidato a [email protected] Nas unidades onde o número de inscritos for menor ou igual ao número de vagas, todos são aptos a serem [email protected]
Mas nas unidades onde o inverso ocorrer, haverá necessidade da eleição. Existem também @s [email protected] natos, que são os membros da atual diretoria do sindicato.

As inscrições para [email protected] só podem ser feitas através do email [email protected], ou de forma presencial na secretaria do sindicato até o dia 05/05. Ao realizar a sua inscrição você deve informar os seguintes dados: nome da empresa, da unidade em que trabalha e cidade. E ainda o número da matrícula e do telefone.

Já as eleições para [email protected], nas unidades onde houver necessidade, acontecem de 08 a 12/05.

4 – Qual o papel [email protected] [email protected]?

@ [email protected] representa a base que @ escolheu, discutindo e votando nas teses apresentadas ao Congresso.

5 – O que são teses?

As teses reúnem as ideias, sugestões e projetos da categoria para a melhoria do ambiente de trabalho, das vantagens salariais, da segurança, saúde e meio ambiente, benefícios sociais e políticas voltadas para os trabalhadores da ativa, do setor privado e dos aposentados e pensionistas, bem como para a melhoria das organização e ação sindical.

As teses devem ser identificadas, digitadas e enviadas para o email da secretaria do sindicato [email protected] até o dia 12/05.

Todas as teses devem seguir os seguintes temários:

I. Sindicalismo e Organização Sindical: Propostas para melhoria da Ação Sindical, Organização [email protected] [email protected], Relação com os outros Movimentos Sociais, Comunicação, Gestão Administrativa e Financeira do Sindipetro Bahia e novas demandas jurídicas da categoria;

II. Benefícios, Seguridade, Políticas Sociais e Organização dos aposentados e pensionistas;

III. Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Novas Tecnologias, Regimes e Condições de Trabalho;

IV. Organização do Setor Privado e dos Trabalhadores das empresas Privadas de Petróleo;

V. Pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.