A queda recente do preço das ações da Petrobrás já é reflexo do risco Serra…
Imprensa da FUP
Como o deputado tucano Luiz Carlos Vellozo Lucas já havia adiantado em março deste ano, se José Serra for eleito presidente do país irá retomar o projeto do PSDB de privatização do pré-sal e, por conseguinte, da Petrobrás. Em entrevista ao jornal Valor, o assessor de Serra para a área de energia, David Zylberstajn, não poupou palavras ao defender o regime privatista de concessão dos blocos de petróleo e gás e foi categórico ao declarar que o candidato tucano não levará adiante o projeto do governo Lula de alterar o modelo de exploração do pré-sal para partilha.
O ex-genro de Fernando Henrique Cardoso também ressaltou que os tucanos não manterão a Petrobrás como operadora única do pré-sal e criticou o aumento da participação do Estado na empresa. “Não tem que existir estatal comprando ou vendendo petróleo”, declarou o assessor de Serra, que, no governo FHC, presidiu a ANP e foi um dos mais ferrenhos defensores da privatização da Petrobrás. Partiu dele o projeto de venda de ativos da estatal, como a entrega dos 30% da Refap e a tentativa de redução do controle da estatal em outras refinarias.
A queda recente do preço das ações da Petrobrás já é reflexo do risco Serra. Não iremos permitir a volta do projeto de privatização dos tucanos. O momento é de unidade e de mobilização contra o retrocesso.
Refap 100% Petrobrás!
A recente compra de parte dos ativos brasileiros da Repsol YPF pelo grupo chinês de refino Sinopec reforça, mais uma vez, a luta da FUP pela retomada do total controle da Petrobrás sobre a Refap S.A. Desde que o governo tucano entregou 30% da refinaria à Repsol YPF, a FUP tem lutado pela reincorporação destes ativos, tornando a Refap novamente 100% Petrobrás. Uma luta que começou no início dos anos 2000 com a campanha “Privatizar faz mal ao Brasil” e que prossegue através do projeto de lei construído pela FUP em conjunto com os movimentos sociais, que restabelece o monopólio estatal na indústria de petróleo, garantindo a reincorporação da Refap e da Transpetro à Petrobrás.
Além destas campanhas políticas e mobilizadoras, a FUP também cobrou pessoalmente o empenho do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e do diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, na busca de uma solução que viabilize a incorporação da Refap à Petrobrás. Esta é uma bandeira de luta da FUP que continuará norteando as ações sindicais e políticas da Federação.