TST propõe suspensão da greve dos aeronautas e reajuste com aumento real

 

Rede Brasil Atual

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) propôs que a Infraero pague neste ano e no próximo reajuste com base no IPCA mais 3% de aumento real. A sugestão foi feita durante audiência de conciliação, na tarde desta terça-feira (6), para tentar pôr fim à greve dos funcionários da companhia, iniciada em 31 de julho. A audiência será retomada quinta-feira (8), às 10h.

Pela proposta feita pelo vice-presidente do TST, Barros Levenhagen, a empresa pagaria 6,49% retroativos a 1º de maio (data-base), índice correspondente à variação acumulada do IPCA em 12 meses, até abril. Em janeiro de 2014 seriam pagos 3% a título de aumento real. Isso se repetiria no ano que vem: IPCA em maio e 3% em janeiro de 2015. O juiz pediu que os trabalhadores suspendam a paralisação enquanto avaliam a proposta. O Sina, sindicato nacional da categoria, reivindica 16% na data-base.

Durante a reunião, representantes da Infraero disseram que a situação da companhia, responsável pela administração dos principais aeroportos do país, deverá continuar difícil pelo menos nos próximos dois anos. Em 2012, a empresa teve lucro líquido de R$ 396,7 milhões, 7% a mais do que no ano anterior. Deduzidos investimentos com recursos próprios em obras e serviços de engenharia, o valor vai a R$ 107,7 milhões, queda de 27%.

Também no ano passado, foi realizado o leilão de concessão de três aeroportos (Brasília, Campinas e Guarulhos, os dois últimos em São Paulo), que representavam 36% do faturamento total, 29% dos passageiros e 58% da carga aérea. A empresa, que terá participação minoritária (49%) nessas concessões, continuou administrando 63 aeroportos. A Infraero fechou o ano com 35,8 mil funcionários, sendo 14,1 mil empregados diretos e 21,7 mil terceirizados.

“Nada impede que se feche (um acordo) dois anos. Aí, em 2015, a empresa já estaria em condições de avaliar melhor a proposta do sindicatos”, comentou o ministro. “Não teremos mais aquele ganho real que se tinha antigamente. Isso a categoria profissional precisa entender”, afirmou. Já a Infraero, segundo ele, teria “tempo para absorver esse aumento real”. Todos os benefícios seriam reajustados apenas pelo IPCA.

Na semana passada, o presidente do TST, Carlos Alberto Reis de Paula, determinou que o sindicato mantivesse 100% das atividades de controle de tráfego aéreo, 70% na área de segurança e operação e 40% nas demais.