Trechos da exposição final do coordenador da FUP na mesa discutiu “Estado e Sociedade na Regulamentação da Indústria Energética”

FUP

Posts no facebook da FUP com os principais trechos da consideração final do coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, em sua participação na mesa que discutiu “Estado e Sociedade na Regulamentação da Indústria Energética”:

“Assim como no setor elétrico, a parceria público privada também ocorre na setor petróleo, onde o Estado entra com o investimento e a estrutura e as empresas privadas ficam com os lucros, às custas de acidentes e condições precárias de trabalho. Temos que habilitar as estatais a terem direito a financiamento do BNDES, que financia as empresas privadas, mas não pode emprestar dinheiro para Petrobrás, a Eletrobrás e demais estatais”.

Moraes também denunciar as condições precárias de trabalho e a insegurança nas plataformas, principalmente as que são operadas por empresas privadas, que pactuam acordos com o Sindtiob, que não tem qualquer intervenção em defesa dos trabalhadores. “No caso da Chevron, eles sequer se posicionaram”, declarou.

Ele voltou a ressaltar a importância da participação dos trabalhadores e movimentos sociais no debate da energia, reafirmando a necessidade de rediscutir o atual modelo. “Não queremos exportar energia, precisamos garantir a sustentabilidade ambiental e o controle público e social sobre os recursos naturais, que são um bem público e, portanto, são responsabilidade dos cidadãos brasileiros”.