Transpetro: Sindicato defende direitos dos trabalhadores das unidades de Itabuna e Jequié

Nos dias 17 e 18/08, os diretores do Sindipetro Bahia, André Araújo, Gilson Morotó e Jorge Mota, foram nas bases da Transpetro em Itabuna e Jequié para dialogar com os trabalhadores e ficar informados sobre as suas principais demandas. A militante e associada ao sindicato, Elisabete Sacramento, também participou das atividades. Os diretores mantiveram contato com a Gerente Setorial responsável por ambas as bases e apresentaram as reivindicações dos trabalhadores. Em breve serão agendadas reuniões com as mesmas gerências para tratar das demandas e propor soluções. A direção do Sindipetro Bahia se comprometeu a dar assistência mais efetiva a esses trabalhadores, de uma base tão estratégica no abastecimento de combustível no sul da Bahia.

Conheça um pouco sobre as atividades desenvolvidas nestas duas unidades e quais são os principais problemas que afligem os trabalhadores:

Transpetro Itabuna- Nessa base há uma unidade da BR Distribuidora, responsável pelo fornecimento de combustível para postos do sul da Bahia e Minas Gerais. Há uma unidade PGN responsável pela malha de gasodutos do sul da Bahia ( com cerca de 10 trabalhadores próprios). Ainda há o pessoal da Operação, responsável pela transferência de produtos para a BR Distribuidora, e trabalhadores  da manutenção e Administrativo (cerca de 17 próprios), o pessoal do SMS e os técnicos de segurança. A operação trabalha em regime “Administrativo Especial” com duas turmas em turnos das 06h às 15h e das 13h às 22h.  

Transpetro Jequié- Há uma base de carregamento da BR Distribuidora. A unidade da Transpetro conta com cerca de 20 funcionários próprios divididos nas atividades de Operação, Laboratório, Manutenção e Administrativa. Os operadores trabalham em regime  Administrativo Especial, nas mesmas condições da Base de Itabuna. A gerência responsável pela Operação é sediada no Rio de Janeiro e a Gestão do Gasoduto é realizada por gerência sediada em Salvador.

Foram identificadas as seguintes demandas que atingem as duas unidades (Itabuna e Jequié)

* Mudança do horário do regime Administrativo Especial da Operação para das 06h às 14h e das 14h às 22h, com supressão do horário de almoço e pagamento do AHRA;
*Implantação da Folga Mensal conforme existente nas demais unidades da Bahia;
*Monitoramento dos níveis de Benzeno nas unidades;
*Os operadores rotineiramente são obrigados a realizarem o carregamento de caminhões na BR Distribuidora, o que foge do escopo de suas atribuições;
*Os operadores são coagidos a realizarem “Avaliações on line” no horário de trabalho, o que atrapalha as atividades rotineiras;
* A rede de atendimento da AMS nas cidades em questão é bastante precária, inexistindo até hospitais que atendam emergências pelo  plano.

Fonte- Sindipetro Bahia