Tragédia em Santa Maria trás comoção e dor aos gaúchos!

 

Sindipetro Rio Grande do Sul

Um incêndio na boate Kiss, no Centro de Santa Maria, na madrugada deste domingo, deixou até agora 233 mortos. Há, entre as vítimas fatais, 120 homens e 113 mulheres, sendo que até agora 115 corpos já foram identificados, a maior parte das vítimas tem entre 16 e 20 anos.

Foram transferidas 16 pessoas para Porto Alegre, com queimaduras graves, e outras 92 estão internadas em Santa Maria. O incêndio, com vítimas, é o maior da história do Rio Grande do Sul e o segundo maior da história do Brasil.

Diretoria do Sindipetro-RS cancela paralização de 24h

Em vista desta tragédia, a Diretoria do Sindipetro-RS decidiu por cancelar a paralisação prevista para iniciar-se a 0h do dia 28 de janeiro e, na reunião do Conselho Deliberativo da FUP, no próximo dia 30 de janeiro, discutir os próximos encaminhamentos.

Também definimos por deflagrar uma campanha para doação de sangue em apoio às vítimas e em função do baixo nível de estoques de sangue no hemocentro do Estado, bem como de material de auxílio, conforme mensagem abaixo.

ATENÇÃO DOADORES DE SANGUE:

O secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, informa que os estoques de sangue nos hemocentros do Estado são suficientes, neste momento, para atender as vítimas neste domingo.

Ele recomenda que as pessoas doem sangue de qualquer tipo a partir desta segunda-feira, dia 28, em qualquer hemocentro.

Devido à baixa validade do material (de cerca de 5 dias), está sendo solicitado que as pessoas aguardem alguns dias e sigam doando durante a semana. Isso porque, no decorrer da semana, as vítimas que passarem por cirurgias precisarão das transfusões.

PARA DOAR MATERIAL PARA AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS EM SANTA MARIA

Água, luvas, papel higiênico, álcool gel, máscaras e medicamentos, estão sendo solicitados.

As doações poderão ir por ônibus (POA-Santa Maria) ou serem entregues nos quartéis de Bombeiros de todo o estado. Em Porto Alegre o quartel que está recebendo as doações fica na Borges de Medeiros, em frente ao prédio do Ipe.

A Diretoria do Sindipetro-RS se solidariza com os familiares, amigos e colegas, das vítimas e lamenta, que a irresponsabilidade de pessoas que desrespeitam regras básicas de segurança, colocando em risco a saúde e ceifando as vidas de pessoas.

Infelizmente, em 2004, um incêndio que deixou 194 mortos, na boate República Cromañón, em Buenos Aires – Argentina, similar ao que ocorreu neste domingo em Santa Maria, investigações policiais e judiciais revelaram que a discoteca República Cromañón tinha o certificado de bombeiros vencido, cerca do triplo de público permitido e problemas com a saída de emergência.

A perícia apontou que o uso de pirotecnia provocou o incêndio, que gerou uma fumaça mortal. O grupo de rock teria o hábito de usar pirotecnia em seus shows, o que não teriam feito naquela noite, sugerindo que a iniciativa poderia ter partido do público. A tragédia provocou prisões de empresários, dos músicos e renúncias de políticos na cidade.

Os exemplos estão aí, tristemente, os aprendizados e as soluções continuam sendo colocados de lado, em detrimento do lucro.
Lamentamos profundamente pelas perdas! A luta por saúde e segurança, continuam!