A expectativa é reunir cerca de 3 mil mulheres durante o percurso entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves.
Portal Instituto da Mulher Negra
A luta por igualdade de oportunidades, por mais representantes nos espaços de poder e pelo fim de toda forma de violência de gênero serão os principais temas da tradicional Marcha das Mulheres, que é realizada todos os anos no Dia Internacional da Mulher, no Centro de Salvador. Em 2012 não será diferente e a concentração está marcada para quinta-feira (8/3), ás 16h, no Campo Grande.
"A expectativa é reunir cerca de 3 mil mulheres durante o percurso entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves. Queremos colorir o Centro da cidade com as nossas bandeiras de luta, que se fazem muito mais importantes este ano, quando acontecem as eleições municipais. Eleger mais mulheres para a Câmara de Vereadores será um passo importante em uma cidade com tantas mulheres chefes de família", afirmou a secretaria de Mulher do PCdoB em Salvador, Rosa de Souza.
O evento está sendo organizado conjuntamente pelas mulheres do PCdoB, PT, PSB e de diversas entidades do movimento social. A marcha deve contar com a presença da deputada federal Alice Portugal, única mulher entre os 39 representantes da Bahia na Câmara Federal. "Nós vamos participar da marcha como secretária de Mulher do PCdoB e como pré-candidata a Prefeitura de Salvador. Estarei com as companheiras da UBM, do movimento de mulheres, comunitário e sindical, além de companheiras de outros partidos políticos neste processo de 25 anos da marcha e clamando por maior participação da mulher nas decisões políticas do nosso país. Pela valorização do voto da mulher", disse a deputada.
Alice ressaltou ainda a importância desta luta. "Isso é fundamental, porque nós só tivemos o direito à cidadania em 1932. Portanto, a mulher é um jovem cidadã e ainda carece de uma série de medidas, de política públicas para que aja uma equidade na cidadania entre homens e mulheres no nosso país. Nós temos uma média salarial de 35% abaixo dos homens e ainda somos a maior parte das sub-empregadas do nosso país. Neste sentido, nós vamos clamar por equidade salarial e por garantia de participação política cada vez maior. Nós temos um déficit democrático de gênero no nosso país que precisa ser superado, já que dos 513 deputados federais, apenas 44 são mulheres", argumentou.
Outras atividades
O mês de março será marcado por muitas outras atividades em homenagem ás mulheres. No dia 12, as secretarias da Mulher dos comitês Estadual e Municipal promovem um café da manhã com as pré-candidatas a prefeita e vereadoras do PCdoB em Salvador. No dia 16, será a vez da União Brasileira de Mulheres (UBM) promover um debate sobre conjuntura política e processo eleitoral. A UBM está organizando também um grande evento nos dias 28 e 29 de março para o lançamento do Projeto Ouvir Mulher, que trata da questão da maternidade e da paternidade.
As comemorações serão encerradas no dia 6 de abril com o Encontro Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) para debater o Projeto de Lei 6.653/2009, de autoria da deputada Alice Portugal, que trata de igualdade e oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.