Trabalho e Desgaste Mental é tema de mesa redonda no sindicato

Sindipetro-NF

Nesta terça, dia 25 de março, o Sindipetro-NF promove a mesa redonda, “Trabalho e Desgaste Mental”, com médica psiquiatra, com especialização em Saúde Pública e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina-USP, Edith Seligmann-Silva e a Doutora em Psiquiatria, Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ) e Coordenadora do Programa de Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores (PRASMET/IPUB/UFRJ), Silvia Jardim. O evento acontece às 17h30, no auditório do Sindicato, localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro 257 – Centro de Macaé.

Essa atividade marca a passagem do acidente ocorrido com a P-36 que causou a morte de 11 petroleiros depois de uma série de explosões, no dia 15 de março e que se tornou um marco na luta da categoria petroleira por condições seguras de trabalho.

Com essa mesa redonda, o sindicato pretende promover um debate e discussão a cerca dos adoecimentos no campo da saúde mental que acomete os trabalhadores de um modo geral, não só os petroleiros; contribuir para um maior esclarecimento e entendimento por parte dos profissionais de saúde que lidam e atuam diretamente com trabalhadores adoecidos da indústria do petróleo e demais setores e  construir uma agenda de discussão sobre o tema.

Saúde Mental

Segundo as pesquisadoras, um dos efeitos colaterais do trabalho no mundo atual é um estado de adoecimento e desgaste mental permanente nos trabalhadores e trabalhadoras. No evento, Silvia Jardim tratará da relação entre a Depressão e o Trabalho que culmina numa ruptura de laço social, na cultura ocidental moderna e hoje também, na oriental. Ela comenta em um de seus artigos que os efeitos do trabalho são subjetivos e difíceis de medir em curto prazo, mas que começam a se revelar nos números epidêmicos presentes nas estatísticas das últimas décadas. Já a doutora Edith Seligmann tratará do tema retratado em seu livro “Trabalho e Desgaste Mental: o direito de ser dono de si mesmo”.

O público alvo do evento são os trabalhadores em geral, profissionais e estudantes da área. Segundo os organizadores, serão distribuídos certificados aos participantes.