Trabalhadores tomam posse no Conselho de Administração da CEF

 

Sindicato dos Bancários do ABC

A Caixa Econômica Federal finalmente confirmou para esta quarta-feira (26) a posse dos representantes dos empregados no Conselho de Administração, Maria Rita Serrano e Fernando Neiva. A oficialização dos conselheiros ocorre três meses após sua eleição, já que o banco não efetuou a tempo os trâmites necessários para mudança estatutária e dependia de aprovação da Casa Civil.

A participação dos trabalhadores no Conselho de Administração de Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista foi sancionada pela lei nº 12.353/2010, pelo então presidente Lula, e regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff em março de 2011. É uma conquista histórica, que resulta da luta de entidades associativas e sindicais de todo o País. Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente) receberam 13.706 votos, 55,85% do total.

“Será um novo desafio, pois esta é uma função reivindicada há anos pelos trabalhadores e movimento sindical e deverá cumprir o papel de ser mais um canal para o exercício do controle social do Estado pela sociedade. Queremos ouvir os trabalhadores e suas demandas e fomentar o debate sobre a Caixa que desejam em 2020”, anuncia Maria Rita, que também integra a diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC.