Trabalhadores terceirizados da Repar aprovam moção de repúdio à CPI da Petrobrás

Os 10 mil trabalhadores das obras de ampliação da Petrobrás e da parada de manutenção…

CUT/PR

Os 10 mil trabalhadores das obras de ampliação da Petrobrás e da parada de manutenção da Repar/Ultrafértil que referendaram uma pauta unificada de reivindicações na manhã desta terça-feira [26], durante assembleia realizada no entorno da Repar, em Araucária, também aprovaram uma moção de repúdio à proposta do senador Álvaro Dias de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito [CPI] na Petrobrás.

A massa operária mostrou que sabe dos interesses eleitoreiros envoltos na questão. Para as organizações dos trabalhadores, o pano de fundo está na sanha pelo poder dos direitistas do Congresso Nacional, que alimentam a tentativa de criar a CPI da Petrobrás com os olhos voltados para o processo eleitoral de 2010. Esses, que agora tentam desestabilizar a Petrobrás e paralisar as incursões nacionalistas na área do Pré-Sal, foram os mesmos que sucatearam a empresa durante o governo FHC, tentaram privatizá-la, e acabaram com o monopólio estatal do petróleo, possibilitando que empresas multinacionais lucrem com o patrimônio do povo brasileiro.

Os trabalhadores também demonstraram preocupação quanto à instalação da CPI, já que ela pode paralisar as obras de ampliação dos parques industriais da Petrobrás. Isso colocaria em risco os empregos e os investimentos da empresa, que apenas no Paraná superam a cifra dos R$ 10 bilhões, justamente nesta conjuntura tão delicada de crise financeira internacional. Dessa forma, rechaçaram a ação do parlamentar e aprovaram a moção de repúdio [reproduzida abaixo].

A CUT esclarece que não é contra as investigações na Petrobrás, até mesmo porque muitas das denúncias já são objetos de averiguação do Ministério Público, mas é terminantemente contra a possível paralisação das obras de ampliação e dos processos importantes que a empresa está fazendo para prospectar recursos e investir em equipamentos, tecnologia e pesquisa para o Pré-Sal.

Moção de Repúdio ao ato antipatriótico do senador Álvaro Dias
O senador Álvaro Dias, em plena Crise Econômica Mundial, representa mal os paranaenses no Congresso Nacional ao armar uma CPI para desestabilizar a Petrobrás, comprometendo a empresa que representa a maior fonte de investimentos do país, enquanto as multinacionais avançam predatoriamente sobre o Pré-Sal.

A atitude irresponsável deste senador e do PSDB surge justamente no momento em que o governo e a sociedade brasileira discutem mudanças na Lei do Petróleo, uma das piores heranças deixadas pelos tucanos entreguistas, que só não foi pior porque o povo brasileiro reagiu e evitou a privatização integral da Petrobrás.

O senador e os seus comparsas tucanos não querem é que a Petrobrás nem o Estado Brasileiro voltem a controlar esse patrimônio natural em benefício do povo brasileiro. Os trabalhadores das obras de ampliação da REPAR sabem muito bem o significado da volta dos investimentos na Petrobrás, gerando milhares de emprego no setor, deste modo, reunidos em Assembleia apresentam esta moção de repúdio ao ato inconseqüente do senador Álvaro Dias.

:: Ato Público
A CUT e entidades dos movimentos sociais realizam um ato público contra os interesses por detrás da CPI da Petrobrás. A manifestação será no dia 02 de junho, no centro da capital paranaense.