Trabalhadores terceirizados da Repar aprovam Acordo Coletivo Unificado

Cerca de 20 mil trabalhadores terceirizados da Repar e da Vale Fertil, em Araucária (PR), aprovaram no último dia 08 a proposta conquistada pela CUT/PR…





Imprensa da FUP

Cerca de 20 mil trabalhadores terceirizados da Repar e da Vale Fertil, em Araucária (PR), aprovaram no último dia 08 a proposta conquistada pela CUT/PR, em negociação conjunta com os sindicatos de petroleiros, químicos e trabalhadores das empresas de construção pesada, construção civil e montagem (Sindipetro, Sindiquímica, Sintrapav, Sintracon e Sindimont). Em campanha reivindicatória desde abril, os trabalhadores estavam mobilizados e preparados para uma greve, caso não houvesse avanços no processo de negociação com os consórcios de empreiteiras e demais empresas. 

A proposta conquistada garantiu reajuste salarial de 11% para os enquadrados nos pisos e 10% para a folha de pagamento em geral, o que representa um ganho real estimado de 4,5% e 3,5%, respectivamente.  Os trabalhadores também receberão abono de R$ 380,00 e PLR equivalente a 1,7, 1,4 e 1,2 salário-base, de acordo com a faixa salarial. Outra conquista importante foi o reajuste de 33,33% na cesta-alimentação. 
 
Como nas campanhas passadas, a comissão de negociação dos trabalhadores – formada pela CUT e representantes dos cinco sindicatos – realizou uma mesa única com as empresas e consolidaram pelo terceiro ano consecutivo o Acordo Coletivo de Trabalho Unificado. O Acordo atende tanto aos trabalhadores que atuam nas obras de ampliação da Repar, quanto os que prestam serviços de rotina de manutenção na Repar e na Vale Fertil. 
Mais uma vez, os trabalhadores comprovam a importância da unidade na organização, na luta e nas conquistas. A divisão só interessa aos patrões.