Trabalhadores seguem mobilizados nas principais refinarias da Petrobrás

Paralisações seguem até o fim desta sexta-feira, 08…





Imprensa da FUP

Nesta quinta-feira, 07, os trabalhadores do Sistema Petrobrás deram continuidade às mobilizações que começaram ontem, nas plataformas marítimas e nas áreas terrestres de produção e exploração de petróleo e gás. Conforme a indicação da FUP e sindicatos, as paralisações de hoje acontecem nas refinarias de todo o país, com a adesão de ampla maioria dos trabalhadores de turno e do setor administrativo da Petrobrás. Os petroleiros prosseguem em estado de greve até o fim desta sexta-feira, 08, nos terminais da Transpetro, termelétricas, usinas de biodiesel e unidades administrativas.

Durante as mobilizações, os petroleiros exigem que a Petrobrás apresente uma proposta de PLR transparente e democrática, que contemple todos os trabalhadores da empresa.

Confira como foram as mobilizações desta quinta-feira:

AM – Em Manaus, as mobilizações começaram com total adesão dos petroleiros de turno e do setor administrativo da Reman. Os trabalhadores protestaram com o atraso de duas horas na entrada do expediente. As paralisações serão retomadas na parte da tarde, às 15h30 e, prosseguem amanhã, nos terminais da Transpetro, em Coari, e nos gasodutos.

CE –  No Ceará, os trabalhadores próprios e terceirizados da Lubnor também deram prosseguimento às mobilizações, atrasando uma hora a entrada do expediente. Ontem, a paralisação foi realizada na base de Paracuru, onde houve o atraso de uma hora no embarque para as plataformas e a não emissão de PT’s por 24 horas.

RN – Os petroleiros da área operacional de produção terrestre do Campo do Amaro, do Riacho da Forquilha e Mossoró iniciaram as paralisações na manhã de ontem, com atraso na entrada do expediente e, continuarão mobilizados até amanhã. Nesta quinta-feira, 07 as paralisações foram aderidas pelos trabalhadores do Alto do Rodrigues, da Usina Termo Açu, e do Pólo Industrial de Guamaré, onde estão situados os terminais da Transpetro, a Unidade de Tratamento de Fluídos e a Refinaria Clara Camarão (RPCC). As mobilizações terão continuidade até o fim desta sexta-feira, 08, nos Terminais da Transpetro em Natal, Mossoró, Macaíba e na sede administrativa da Petrobrás em Natal.

PE/PB – As mobilizações serão realizadas nesta sexta-feira, 08, nos terminais aquaviários de Suape, Cabedelo e no gasoduto base de Jaboatão. As paralisações serão no setor operacional e administrativo das unidades.

BA –  Na Bahia, cerca de 200 trabalhadores pararam para exigir que a Petrobrás apresente uma nova proposta de PLR digna. As paralisações aconteceram na Rlam, onde os petroleiros também aprovaram que a assinatura da PLR seja condicionada ao comprometimento da Petrobrás em não privilegiar sua gerência com a prática de bônus. O cronograma de mobilizações será cumprido até o fim desta sexta-feira, 08, com paralisações nos terminais, termelétricas e unidades administrativas.

MG – Os petroleiros de Minas Gerais iniciaram as mobilizações na Regap, às 00h00 de hoje. O movimento teve adesão de 95% dos trabalhadores do turno e 40% do setor administrativo. Ainda nesta quinta-feira, o movimento terá continuidade às 23h30, com o atraso de duas horas na entrada do expediente da Termelétrica Aureliano Chaves e na Usina de Biodiesel Darci Ribeiro, em Montes Claros.

Caxias – Na Reduc, as paralisações foram iniciadas na manhã desta quinta-feira, 07, com os trabalhadores de turno e do setor administrativo. Cerca de 500 trabalhadores próprios e terceirizados aderiram ao movimento, que terá continuidade amanhã, no Terminal da Transpetro Campos Elíseos e na Termo Rio. Durante a paralisação por avanços nas negociações de PLR, os trabalhadores de Duque de Caxias também fizeram um protesto contra a negligência do sistema de AMS.

SP – Os trabalhadores da Replan iniciaram as mobilizações na manhã de ontem, com o atraso de três horas na entrada do expediente. A paralisação teve a participação de 700 trabalhadores. Nesta quinta, 07, o movimento aconteceu na Recap e no Edisp, sede da Petrobrás em São Paulo, onde os petroleiros também usaram o atraso do expediente como forma de protesto. Os indicativos da FUP serão seguidos nos terminais da Transpetro, até o fim desta sexta-feira, 08.

PR/SC – No Paraná, as paralisações começaram às 00h00 de hoje, na Repar e na SIX. Os trabalhadores estão atrasando as trocas dos turnos em duas horas e seguindo orientações do sindicato para operações de práticas seguras. Ontem, foi a vez dos trabalhadores da UO-Sul, em Itajaí/SC, atrasarem o expediente. Amanhã, os protestos acontecem nos terminais da Transpetro em Paranaguá, São Francisco do Sul, Guaramirim, Biguaçú e Itajaí.

RS – Os petroleiros do Rio Grande do Sul realizaram duas horas de atraso na entrada do expediente da Refap. As manifestações também prosseguem amanhã, nos terminais do Rio Grande, Canoas, Osório e na Termelétrica Sepé Tiaraju.