Os petroleiros das bases do Sindipetro Unificado São Paulo realizaram no dia 13 de junho…
Imprensa da FUP
Os petroleiros das bases do Sindipetro Unificado São Paulo realizaram no dia 13 de junho mais uma mobilização pelo restabelecimento do pagamento das horas extras dos feriados trabalhados no turno. Nos terminais da Petrobrás Transporte e na Recap, houve atrasos de uma hora nas trocas de turnos.
Na Replan, os petroleiros aprovaram em assembléia interromper por oito horas as atividades do turno, com corte na rendição (o grupo 3 não entrou). Durante este período, os trabalhadores não realizaram emissão de PTs, nem amostragens na refinaria.
As mobilizações nas bases do Unificado têm sido feitas desde março, todos os sábados próximos aos feriados. No dia 13, a paralisação foi em decorrência do feriado de Corpus Christi e a próxima está prevista para o dia 11 de julho, em função do feriado estadual de 09 de julho (Revolução Constitucionalista).
Durante a Plenária Nacional da FUP, os delegados discutirão um calendário nacional de luta em defesa da dobradinha. A proposta é estender para as demais bases do país as mobilizações que têm sido feitas pelos trabalhadores do Unificado-SP.
Reivindicação nacional
O pagamento do feriado do dia primeiro de maio foi uma das conquistas da greve nacional de cinco dias que a categoria realizou em março. Na campanha reivindicatória, a dobradinha será novamente pautada pela FUP e sindicatos.