Trabalhadores do Terminal de Suape realizaram dois seguidos de mobilizações

No dia 31, os petroleiros fizeram um corte de rendição de 100% da equipe, e no dia 01 de fevereiro, um ato durante a entrada do expediente…





 Imprensa da FUP

Na última semana, os trabalhadores de Pernambuco realizaram uma série de mobilizações no Terminal Aquaviário de Suape. No dia 31, os petroleiros fizeram um corte de rendição de 100% da equipe, e no dia 01 de fevereiro, um ato durante a entrada do expediente. A mobilização teve a participação de trabalhadores próprios e terceirizados, do turno e do setor administrativo, totalizando cerca de 300 funcionários.

As mobilizações foram motivadas pela falta de posicionamento da Petrobrás a uma reivindicação do Sindipetro PE/PB, feita em dezembro de 2010. O sindicato questionou a substituição da mão de obra dos técnicos de operações por auxiliares operacionais, definida em Documento Interno da Petrobrás onde consta que "o técnico de operações deverá iniciar a operação com o acompanhamento do auxiliar operacional e, após a estabilização da operação, esta terá continuidade apenas com o acompanhamento no píer do auxiliar operacional". Os trabalhadores e o sindicato não estão de acordo com o novo procedimento. Durante a reunião, a gerência do terminal comprometeu-se em apresentar algum posicionamento sobre o caso até dia 15 de janeiro, porém, até o momento não houve nenhum pronunciamento da empresa.