Trabalhadores do TECAM, em Duque de Caxias, se mobilizam por adicional

Foto: Sindipetro Duque de Caxias

Estamos no meio de uma guerra eleitoral para a presidência do País, e a direção da Transpetro resolveu retirar um importante adicional dos trabalhadores do Terminal de Campos Elíseos (TECAM), em Duque de Caxias.

O Adicional de Gasodutos teria a função de indenizar os trabalhadores que praticam atividades para além das suas funções habituais, como manutenção, inspeção, SMS e Faixa de Dutos. Fazendo por vezes atividades de operação.

Os trabalhadores da inspeção, SMS, Faixa de Dutos e uma parte da manutenção nunca receberam este adicional. Com a venda dos gasodutos, em Junho de 2022, uma parte dos trabalhadores de Caxias deixaram de receber. E agora, no mês de setembro, a empresa retirou o adicional do restante dos trabalhadores.

Diante dessa nova situação, e das prerrogativas que a própria gestão da Transpetro impõe, os trabalhadores decidiram em Assembleia, convocada pela direção do Sindipetro Caxias, fazer estritamente as atividades designadas de acordo com suas funções. Além disso, os trabalhadores não mais farão parte da escala de sobreaviso do terminal.

LUTA POR NOVO ADICIONAL

A luta agora é também por um novo adicional. Apelidado de adicional de “extramuros”, este visa contemplar todos os que fazem jus por atividades análogas ao praticado pelos técnicos em manutenção que recebiam o adicional de gasodutos.

Só a Luta muda a vida”

[Da imprensa do Sindipetro de Duque Caxias]