Trabalhadores do Sistema Petrobrás continuam na luta pelo extra turno

Os sindicatos da FUP realizaram neste sábado (24/04) mobilizações nas refinarias, terminais e áreas de E&P…





Imprensa da FUP

Os sindicatos da FUP prosseguem na luta pelo pagamento das horas extras de todos os feriados trabalhados nos regimes especiais. Dando continuidade à estratégia definida pelo Conselho Deliberativo da FUP de cortes e atrasos na rendição dos turnos em datas próximas aos feriados nacionais e regionais, os sindicatos da FUP realizaram neste sábado (24/04) mobilizações nas refinarias, terminais e áreas de E&P. Houve manifestações na Replan (Paulínia/SP), Recap (Mauá/SP), Reman (Manaus/AM), terminais de São Paulo, entre outras bases da FUP.

Recuperar um direito que foi usurpado por FHC

No carnaval deste ano, os trabalhadores recuperaram um direito que os tucanos e demos haviam usurpado da categoria: voltaram a receber as horas extras trabalhadas na segunda e terça-feira, além do meio dia da quarta-feira de cinzas. Esta foi uma das principais vitórias da campanha reivindicatória do ano passado, arrancada no processo de negociação do ACT 2009/2011 conduzido pela FUP. 

Na greve de março do ano passado, os trabalhadores já haviam conquistado as horas extras do feriado de Primeiro de Maio. Foi também na luta que a categoria garantiu, através dos ACTs, a dobradinha dos feriados de 25 de dezembro e 01 de janeiro. Desde 1998, os petroleiros lutam para restabelecer novamente as horas extras dos feriados trabalhados nos regimes especiais. Só na Replan, esse direito foi mantido por decisão judicial. A Petrobrás, no entanto, deixou de pagar a dobradinha para os trabalhadores da refinaria admitidos após 98, o que motivou uma greve de sete dias em março do ano passado.