Trabalhadores do Banco do Brasil paralisam atividades hoje por 24 horas

Rede Brasil Atual

Trabalhadores do Banco do Brasil decidiram em assembleia realidada ontem (29) à noite cruzar os braços por 24 horas nesta terça-feira (30) em todo o país. Eles reivindicam a revisão do plano de funções e o fim do assédio moral e metas abusivas.

“O Banco do Brasil, no início do ano, implantou um plano de funções sem negociar com o movimento sindical, o que do ponto de vista dos trabalhadores trouxe grandes prejuízos”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

O novo plano reduz o adicional de função gratificada de seis horas e do adicional de função de confiança para os comissionados que trabalham oito horas.

De acordo com o sindicato, todos os funcionários do BB foram afetados, direta ou indiretamente, com a imposição do novo plano.

Escriturários e caixas, ao serem promovidos para assistentes ou gerentes, ingressarão com valor da função reduzido e sem garantia de reajustes futuros nas respectivas verbas, informa o sindiacto. Assistentes que optaram pela jornada de seis horas tiveram redução salarial de 16,25% e, quem não aderiu, sofreu diminuição do valor recebido pela função. Já os gerentes foram prejudicados pela redução do montante pago pela função, atingindo imediatamente comissionados com mais tempo de banco.