O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que a gerência da plataforma P-48 quer impor uma escala de 14×14 para a categoria em 2022, sob a justificativa de que a unidade receberá uma UMS (Unidade de Manutenção e Serviço). A medida não encontra previsão no Acordo Coletivo de Trabalho e será contestada pelo sindicato junto à empresa.
Os petroleiros e petroleiras relatam que foi dito aos trabalhadores que a escala de 14×14 será mantida “na maior parte do ano”. Além disso, a gerência ameaça: quem se recusar a aceitá-la será transferido para ativos da companhia que estão sendo privatizados.
O sindicato condena com veemência o comportamento da gerência, que não tem amparo legal para impor uma escala e muito menos para ameaçar trabalhadores com transferências.
A entidade entende que o clima de terror provocado pelos prepostos da companhia busca encobrir um problema gerado pela própria gestão: os baixos efetivos gerados pela progressiva política de desmonte da companhia.
A orientação do sindicato é a de que os petroleiros e petroleiras resistam e não aceitem as imposições individuais. A questão precisa ser tratada coletivamente e será cobrada à empresa.
O NF solicita ainda à categoria que mantenha o envio de denúncias e relatos para denuncia@sindipetronf.org.br. É garantido o sigilo da identidade dos denunciantes.
[Da imprensa do Sindipetro NF]