Trabalhadores de Portugal e França fazem novas manifestações contra austeridades dos governos

Milhares de portugueses manifestaram neste sábado (6), no centro de Lisboa, contra as medidas de austeridade do governo…





Vermelho com informações do Portal Terra

Milhares de portugueses manifestaram neste sábado (6), no centro de Lisboa, contra as medidas de austeridade do governo, em especial contra a redução de salários no setor público.

Esta manifestação, organizada pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, é considerada um teste da mobilização antes de uma greve geral prevista para 20 de novembro.

Trata-se da primeira mobilização social de envergadura desde a apresentação do governo de José Socrates do orçamento para 2011, marcado por reduções salariais de 3 a 10% na administração pública e empresas públicas. O texto, adotado em primeira leitura na quarta-feira (3) pelo Parlamento, deve ser votado definitivamente no fim do mês.

França

A França também viveu neste sábado mais um dia de protestos contra a reforma da previdência, já aprovada pelo Senado.

Segundo os sindicatos, 1,2 milhão de pessoas participaram das 241 manifestações registradas em todo o país.

Em Paris, 28 mil pessoas se reuniram, segundo a Polícia, enquanto os sindicatos calcularam em 90 mil os manifestantes na capital.

O número está abaixo dos 560 mil de 28 de outubro, no último grande protesto contra a reforma que elevará a idade mínima de aposentadoria no país de 60 para 62 anos e de 65 para 67 anos para a aposentadoria integral.