Trabalhadores da Transpetro denunciam risco dos Óleodutos e Gasodutos do Brasil

Os trabalhadores do Terminal de Campos Elíseos, da Transpetro, se reuniram em assembléia, no dia 10/03/15, para analisar a política de corte do Adicional de Sobre-Aviso Parcial implementado a nível nacional pela empresa para economizar dinheiro.

Com a retirada deste adicional não haverá trabalhadores de Manutenção, Inspeção de Equipamentos, Faixa de Dutos e Técnicos de Segurança do Trabalho para responder ocorrências ou a emergências fora do horário administrativo, apesar dos dutos operarem 24 horas por dia transportando gás e óleo.

Diante desta situação de risco, os trabalhadores decidiram denunciar esta  aos orgãos fiscalizadores INEA, ICMBIO, IBAMA, ANP, MPT e MTE e a população, pois caso venha ocorrer uma acidente e não haja resposta, a responsabilidade será da Diretoria da TAG -Transportadora Associada de Gás, da Transpetro e do Gás e Energia da Petrobras que esta apostando que é mais barato correr o risco do que ter uma equipe a disposição para qualquer ocorrência ou emergência.

O Sindipetro Caxias deverá alertar a população e as autoridades que caso algum Ponto de Entrega de gás ou alguma Estação de Compressão tenha ocorrência fora do horário administrativo, não haverá trabalhadores para evitar o corte de gás. Esta ocorrência poderá paralisar uma usina termoelétrica, siderúrgicas, postos de combustíveis, gerando uma crise no de abastecimento. Caso haja vazamento de gás ou óleo não haverá equipe de manutenção para combater a emergência podendo ocorrer a contaminação do meio ambiente, ressaltando que muitos dutos e instalações se encontram em áreas de proteção ambiental.

Os trabalhadores decidiram que não irão atender a solicitações da empresa fora do horário administrativo, atendendo somente as duas horas extras quando houver uma emergência conforme  CLT.

No dia 9 de março os trabalhadores do TECAM irão realizar um ato na Estrada da Fabor para denunciar a situação de risco dos Óleodutos e Gasodutos.

Esta situação deverá ser levada para Comissão de Regime de Trabalho da FUP que ocorrerá entre os dias 10 e 11 de março.

Após estas tarefas estarem concluídas será realizada uma nova assembléia para analisar os novos passos do movimento.

Fonte: Sindipetro Caxias