Trabalhadores da TBG avaliam acordo conquistado

Fruto de um intenso processo de negociação conduzido pela FUP, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho…

Imprensa da FUP

Fruto de um intenso processo de negociação conduzido pela FUP, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada aos petroleiros da TBG está sendo avaliada em assembléias e, pelo que tudo indica, deverá ser aprovada em todas as bases. No Rio de Janeiro, em Campinas e no Mato Grosso do Sul, o acordo foi aprovado por unanimidade. Na próxima quarta-feira, 20, os trabalhadores da TBG irão avaliar a proposta no Paraná e em Santa Catarina, concluindo, assim, as assembléias.

Apesar da subsidiária ter quase metade de seu capital controlado pelo setor privado, o Acordo Coletivo negociado pela FUP garante aos trabalhadores a extensão das cláusulas sociais praticadas pelas demais empresas do Sistema Petrobrás. A Federação já havia conquistado a extensão das cláusulas econômicas e dos acordos de PLR referentes aos exercícios 2007 e 2008. As cláusulas sociais consolidam a igualdade de direitos para os 300 trabalhadores da TBG. O acordo prevê que a AMS e a implantação do Plano Petros-2 serão discutidas em frentes de negociação específicas para estas cláusulas.

Para garantir novas conquistas e avanços nas próximas negociações, é importante que os trabalhadores da TBG fortaleçam a unidade nacional em torno da FUP, sindicalizando-se. A unidade é que faz a luta avançar.