Trabalhadores sofrem queimaduras graves em acidente na RLAM

Empregados da empresa Service foram atingidos por água quente nos membros inferiores, enquanto realizavam atividade de desmontagem de andaime

[Com informações da imprensa do Sindipetro BA]

Funcionários da empresa Service Engenharia, que presta serviços à Refinaria Landulpho Alves (Rlam), atual Mataripe, foram atingidos por água quente nos membros inferiores, enquanto realizavam atividade de desmontagem de andaime, após ser executada manobra operacional de alinhamento de água de refrigeração. O acidente ocorreu na ultima segunda-feira,10, mas só agora divulgado.

Um dos operadores foi ferido nas duas pernas, nos pés e nas nádegas. Com 22% do corpo queimado, foi internado no Hospital Humanas, em Candeias/BA. O outro sofreu queimaduras de segundo grau em 5%, na região da panturrilha da perna direita e no pé esquerdo.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), destaca que essa redução de investimentos da gestão bolsonarista da Petrobrás atinge principalmente o setor de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SMS). “A Rlam estava sucateada, quando foi vendida a ‘preço de banana’ para o grupo Mubadala, em 2021. Mesmo que a Rlam não esteja mais sob a gestão da Petrobrás, a falta de investimentos nos últimos anos afetou e continua afetando a segurança dos trabalhadores. Houve uma redução de quase 50% do que era investido lá em 2014, e a consequência são os diversos acidentes que vêm ocorrendo. Vale lembrar que os investimentos prometidos pela Acelen, empresa criada pelo Fundo Mubadala para administrar a refinaria, ainda não foram feitos”.

Fonte: Relatórios de Sustentabilidade da Petrobrás, elaboração DIEESE/FUP

 O Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) está acompanhando o caso junto ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial de Candeias (Siticcan), representante dos trabalhadores da Service.