Trabalhadores da Replan param suas atividades em memória das vítimas de acidentes

A mobilização organizada pelo Sindipetro Unificado-SP e pelo Sindicato da Construção Civil parou aproximadamente 6 mil trabalhadores…





Imprensa  Sindipetro SP

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, o Sindipetro SP junto com o Sindicato da Construção Civil de Campinas, pararam aproximadamente 6 mil trabalhadores na Replan.

Trabalhadores se unem para assistir o ato ( Foto: Ingrid Balhe)

A parada trouxe à tona os problemas recorrentes do Sistema Petrobrás como a falta de segurança, o descaso com a SMS e a negligência da gestão. "A luta dos trabalhadores deve ser a mobilização e a união, para mostrar até que ponto vai a ganância dos patrões", disse o diretor Marcos Tavares.

A mobilização também reuniu os sindicalistas: Sasá, do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos, e Eliesér, do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas. Eliesér, apontando para os trabalhadores disse:" É  a sua vida que está em risco! Hoje deve ser um dia de luta e reflexão contra a pressão da empresa e dos chefes, que só visam o lucro."

O diretor Felipe Grubba, da Regional São Paulo, discursa na Replan ( Foto: Ingrid Balhe)

Em quinze anos, 290 trabalhadores foram assassinados na Petrobrás. 80% deles eram terceirizados.  Três petroleiros morreram, em apenas três meses este ano. A manhã chuvosa desta quinta-feira não impediu que petroleiros e terceirizados se unissem contra o mesmo inimigo: a INSEGURANÇA. "Apesar do frio, devemos lutar pela nossa saúde. Estou aqui pra isso, ser mais um para brigar junto com os terceirizados, afinal vivemos no mesmo ambiente de trabalho.", diz o petroleiro crachá-verde Guilherme, da estocagem. O diretor Jefferson Barbosa confirma: "Isolados não vamos achar solução. Por isso a luta deve ser coletiva"

Trabalhadores se reúnem para o ato  ( Foto: Ingrid Balhe)

Petroleiros enfrentam chuva para participar do ato ( Foto: Ingrid Balhe)


Aposentados dão apoio ao ato. Da esqueda para direita: Zé Maria, José Irmão e Luiz Abílio.( Foto: Ingrid Balhe)