Trabalhadores da Repar realizam mais uma mobilização pelo aumento de efetivos

Petroleiros da refinaria aprovaram iniciar greve surpresa a qualquer momento…





Sindipetro-PR/SC 

Diante da irresponsabilidade dos gestores da Repar, que não negociam a pauta local de reivindicações dos petroleiros como Sindipetro Paraná e Santa Catarina, o caráter de greve continua na Refinaria com mobilizações diárias e a Operação PT Única, ambas por tempo indeterminado.

Na manhã desta terça-feira (25) os dirigentes sindicais estiveram mais uma vez no portão de acesso PV-1 para realizar novo protesto pelo aumento do efetivo próprio e atendimento da pauta local. Os sindicalistas pararam os ônibus e vans e o aconteceu novo atraso de uma hora na entrada do administrativo e do turno. “Os trabalhadores demonstram que estão firmes nesta luta por segurança, em defesa da vida. Não vamos desistir até que nossas reivindicações sejam atendidas”, afirmou Silvaney Bernardi, presidente do Sindicato.

31 de Agosto, 01 e 06 de Setembro

 

Sistematizadas as propostas retiradas das reuniões, o Sindicato realizou assembleias setorizadas n a Refinaria para definir a contra-proposta dos petroleiros para a recomposição do efetivo. 

 

13 de Setembro

 

Um protesto de duas horas de atraso na entrada do administrativo e do turno, seguido de uma passeata, marcou a entrega da contra-proposta da categoria para o aumento do efetivo ao gerente de recursos humanos da Repar. Categoria inicia mobilização com a Operação Segura. 

 

26 de Setembro

 

Depois de a Direção da Repar descumprir o acordo prévio de retomada das negociações após as setorizadas, a categoria intensifica mobilização com a Operação PT Única. 

 

29 de Setembro

 

Cansados de tanta enrolação da empresa, petroleiros decidem em assembleia que é necessário radicalizar e aprovam as greves surpresa, nas quais a Direção do Sindipetro vai definir os dias e horários das paralisações. 

 

07 e 11 de Outubro

 

Os petroleiros da Repar utilizam a estratégia de greve surpresa e prorrogam os atrasos no expediente. A Operação PT Única contiua. 

 

13 de Outubro

 

O coordenador geral da FUP, João Antônio de Moraes, participa da mobilização e desmente os boatos propagados pelos gerentes da Repar de que haveria um acordo entre a Petrobrás e a FUP acera do efetivo. “Não existe acordo que suspenda as negociações do efetivo. O Acordo Coletivo de Trabalho está em negociação e foi a própria Petrobrás que pediu a prorrogação do ACT 2009/2011 até outubro. Nele existe uma cláusula que coloca o efetivo como pauta de discussão local”. 

 

19 de Outubro

 

No dia nacional de luta petroleira, a maioria das bases do Sindipetro Paraná e Santa Catarina se mobilizou. Na Repar houve novo atraso de duas horas na entrada do turno e administrativo.