Trabalhadores da plataforma de Cherne 1 (PCH-1) utilizam Direito de Recusa e se negam a voar nas aeronaves da OMNI

Leia o manifesto encaminhado pelos trabalhadores.





 Sindipetro NF

MANIFESTO DOS TRABALHADORES DE PCH-1

Nós trabalhadores da plataforma de Cherne-1, gostaríamos de informar a nossa decisão de manifestação do direito de recusa no que diz respeito a voar pela empresa de taxi aéreo OMNI.

A nossa decisão se fundamenta nas últimas ocorrências de pane em aeronaves da referida empresa em curto espaço de tempo,destacando a ocorrência de alto risco no dia 18/10/2011 em PGP-1, tendo o vôo abortado após o pouso na unidade, por estar faltando dez parafusos na carenagem e apresentando uma fissura, o que entendemos como uma falta grave no que diz respeito à qualidade de manutenção.

Adicionalmente, mencionamos a ocorrida na SS-37 (PR-MEM) no dia 21/10/2011, que só não caiu no mar por destreza do piloto,além de P-43 (PR-OMH) no dia 26/10/2011, por vazamento de óleo, entre outras ocorrências.

O mais alarmante é que antes deste último evento na P-43, o vôo de PCH-1 n° 3821 no dia 24/10/2011, com a mesma aeronave (PR-OMH), havia retornado a Macaé fazendo sua rota até Farol de São Tomé, para depois então seguir pelo litoral até o aeroporto de Macaé. Segundo a segurança de vôo a ocorrência foi por leitura não confiável de pressão do sistema hidráulico. Ressaltamos que esta ocorrência se deu dois dias antes da ocorrência mais grave acontecida em 26/10/2011, como já mencionada neste manifesto.

Entendemos que o número de anormalidades na OMNI têm-se destacado em disparidade com as outras companhias de taxi aéreo, o que nos faz entender que suas aeronaves não possuem o mesmo nível de segurança em comparação às de suas concorrentes.