A irresponsabilidade da Petrobrás com a vida dos trabalhadores parece não ter limites. Nesta quarta-feira, 19, dois trabalhadores contaminados pela Covid-19 embarcaram em um voo com destino a plataforma de perfuração SS 83, colocando em risco a vida dos demais empregados e gerando transtornos no aeroporto de Farol, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
De acordo com o diretor do sindicato, Alexandre Vieira, que acompanha o caso, a empresa, mais uma vez, embarcou os trabalhadores sem o resultado da segunda testagem pré-embarque. O resultado só saiu quando os trabalhadores já estavam no voo.
Diante do resultado positivo em dois trabalhadores, a aeronave foi orientada a retornar ao aeroporto para o desembarque dos mesmos. O aeroporto precisou ser esvaziado para o cumprimento do protocolo de desinfecção do espaço. Enquanto isso, vários trabalhadores lotaram a área externa de embarque.
Explosão de casos de Covid-19 nas plataformas é tema do NF ao vivo desta quarta-feira, 19
Essa é a segunda vez, em menos de uma semana, que a empresa age de forma irresponsável e embarca trabalhadores sem aguardar o resultado do teste. No último fim de semana, dois trabalhadores da P-51 também embarcaram contaminados pelo vírus. O resultado da testagem só chegou quando os mesmos já estavam na plataforma e inclusive, já tinham ido para a área de trabalho.
“As autoridades precisam parar esse absurdo. A Petrobrás não pode continuar agindo de forma irresponsável colocando em risco a vida dos trabalhadores”, frisou o diretor Alexandre.
Denuncie!
Infelizmente, sabemos que a gestão Petrobrás se esforça para ocultar os dados sobre o aumento do número de casos e principalmente sobre o não cumprimento das normas estabelecidas para garantir a segurança do trabalhador. Sendo necessário, que a própria categoria denuncie as irregularidades para que providências sejam tomadas em defesa do direito do trabalhador.
Vale lembrar que a diretoria do Sindipetro-NF continua marcando presença nos aeroportos e bases, a fim de garantir esse contato direto com os trabalhadores, mas também disponibiliza canais virtuais, que garantem esse contato e a segurança do trabalhador. Os relatos podem ser enviados para denuncia@sindipetronf.org.br. A identidade do denunciante é preservada.
[Da imprensa do Sindipetro NF com edição da FUP]