Maioria dos empregados votou pela aceitação em votação nacional; FUP comunicou à empresa
Nesta terça-feira (09), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) comunicou à Halliburton a aprovação da contraproposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho. A decisão foi tomada pela maioria dos empregados da Halliburton durante a votação nacional realizada na última assembleia, do dia 4 de setembro, organizada pelos Sindipetros do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia e Norte Fluminense. A assembleia reuniu mais de 800 trabalhadores.
Com a aprovação, a FUP acompanhará o cumprimento integral das cláusulas previstas no ACT para que a categoria se mantenha protegida. Apesar da federação acreditar que seria possível melhorar a proposta para conseguir um ganho real, a maioria dos trabalhadores aceitaram o reajuste da inflação no período para salários e benefícios.
Segundo o diretor de Setor Privado da FUP, Reinaldo Alves de Oliveira, a federação também fará comunicação à empresa solicitando reunião com urgência para tratar das denúncias de demissão em massa ocorrida na Bahia, inclusive com a demissão de trabalhador Cipista, com estabilidade garantida por lei, o que é considerado inaceitável. Além disso, a Federação repudia a situação dos trabalhadores do Rio Grande do Norte, que não estão tendo alimentação adequada nas atividades de sonda nos campos terrestres.
O diretor da FUP, reafirma que “apesar do fechamento da negociação e da aprovação da proposta da empresa para o ACT, a luta continua para cobrar a solução das pendências apresentadas pelos trabalhadores. Nosso papel é defender a categoria petroleira em todo o Sistema Petrobrás e isso faremos”.