Trabalhadores da Halliburton aprovam acordo conquistado na luta

Termo aditivo foi assinado pela FUP na quarta-feira, 31…












Imprensa da FUP

 

Após intensa mobilização, os trabalhadores da Halliburton, finalmente, concluíram a negociação com a empresa, com um acordo vitorioso, conquistado na luta. Desde setembro do ano passado, os trabalhadores vinham negociando com a Halliburton o Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2008/2010, com foco nas cláusulas econômicas. A empresa, no entanto, se recusava a avançar no atendimento das principais reivindicações da categoria, levando os trabalhadores ao estado de greve e assembléia permanente.

 

A mobilização, iniciada em novembro, pressionou a Halliburton que, apresentou no último dia 22 uma proposta com avanços importantes e que foi aceita em todas as bases da empresa (Norte Fluminense, Rio Grande do Norte e Bahia). Na quarta-feira, 31, a FUP assinou o Termo Aditivo, garantindo aos trabalhadores 5% de reajuste para quem recebe como salário básico até R$ 10 mil e 4,1% de reajuste para os que recebem acima deste patamar.

 

Comissão de regime e jornadas

A pressão e mobilização da categoria também fizeram a empresa atender uma reivindicação antiga: a criação de uma comissão para discutir demandas relacionadas a regime de trabalho e jornadas. A comissão teve sua primeira reunião no dia 31, na sede da FUP, e volta a ser reunir nos próximos dias 14 e 15 de abril. Formada por representantes da Halliburton, FUP, Sindicatos e trabalhadores de base eleitos em assembléias, a comissão analisará pleitos da categoria e apontará soluções para problemas, como supressão de folgas e excesso de horas extras.