Na primeira assembleia, realizada virtualmente, no dia 26 de maio pelo SINDIPETRO-RN, com trabalhadores que da GREAT OIL PERFURAÇÕES BRASIL LTDA que estão de folga, tivemos a aprovação da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022. A segunda assembleia deverá ocorrer na próxima semana, antes do documento ser enviado à FUP.
A proposta de ACT reivindica o reajuste de salários de acordo com a inflação do período +3% de ganho Real; auxílio alimentação no valor de 600 reais mensal; cesta natalina valor de 250 reais para pagamento até 20 de dezembro; a sindicalização automática em acordo; e 20% de reajuste nas cláusulas econômicas, para ajuda de custo para transporte, ou deslocamento.
De acordo com diretor do setor Privado e Terceirizado do SINDIPETRO-RN, Manoel Assunção, a falta de reajuste, a instabilidade no emprego e as perdas de direitos que atingem esta atividade, atualmente, foram alguns dos motivos que levaram a aprovação do ACT.
“Nos últimos anos foram muitas perdas de direitos para os trabalhadores, e muitos ataques sofridos na atividade sindical. Temos que resistir e buscar nos fortalecermos para garantir como pudermos nossos direitos”, explica o diretor.
Por isso, a direção do SINDIPETRO-RN, indicou aprovação da proposta: acreditando que, apesar da conjuntura difícil que vivemos, é inadmissível que a classe trabalhadora sofra as consequências, enquanto a elite político-econômica do país mantém seus privilégios.
[Da imprensa do Sindipetro RN]