Trabalhadores da FAFEN-BA podem entrar em greve nesta quinta-feira

Em assembleia realizada segunda-feira, dia 08/06, na porta da Fafen-BA, os trabalhadores decidiram entrar…

Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

Em assembleia realizada segunda-feira, dia 08/06, na porta da Fafen-BA, os trabalhadores decidiram entrar em greve, a partir das 07h desta quinta-feira (11/06), caso a direção da empresa não recue na decisão de punir por cinco dias um companheiro que exerceu o direito de se desligar da Brigada de Emergência. Várias ações têm sido desenvolvidas pelo Sindicato desde que o assunto veio a público.

 

Além das assembleias na porta da fábrica, o Sindicato decidiu encaminhar a denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e ao Ministério Público. Na Superintendência aconteceu a primeira audiência, no dia 04/06, e está marcada outra para o dia 16/06. Infelizmente, a gerência continua intransigente no andamento do processo, pois todos sabem que o objetivo é perseguir e intimidar os trabalhadores que exercem seu direito de desligamento da Brigada, uma vez que a própria Petrobras reconhece que o trabalho dos brigadistas é voluntário.

 

Para justificar a punição do companheiro, os gerentes tentam desqualificar o comportamento dele em uma ação de emergência (mesmo tendo testemunhas que digam o contrário), forjam investigações parciais e fecham os olhos a qualquer prova em contrário que mostre a atuação exemplar do brigadista na Cipa e sua grande experiência na área. Sindicato e trabalhadores já decidiram, se a gerência da Fafen-BA não retirar a punição, haverá greve. E pior, a empresa poderá ficar sem brigadistas porque ninguém mais confia na gerência.

 

O fato é grave e cabe a gerência da Fafen-BA achar a saída para o impasse. Não vamos aceitar truculência, autoritarismo, mentiras, manipulação por parte dos gerentes. Vamos exercer nossos direitos sem interferência de quer quem seja! Todos à greve!