Os trabalhadores da BR Distribuidora decidiram se juntar ao movimento convocado pela FUP e aprovaram o indicativo de greve de um dia, no próximo 24 de julho. A mobilização da categoria está sendo feita para barrar o processo de desmantelamento em curso da Petrobrás e pela defesa do pré-sal como patrimônio dos brasileiros. A aprovação da greve foi praticamente unânime (só houve um voto contrário), em assembleia do Sitramico/RJ, realizada na sede da BR, na manhã dessa quinta-feira (9).
Os trabalhadores da BR já vinham se mobilizando em defesa da empresa por conta das especulações veiculadas pela mídia de que a distribuidora seria vendida e transformada em uma holding privada. Recentemente, o presidente da Petrobrás, Aldemir Bendine, em entrevista à jornalista Miriam Leitão, mencionou venda de ativos da subsidiária em torno de 25%.
Para a presidente do Sintramico/RJ, Lígia Armeiro, a adesão de todas as bases da BR à greve nacional dos petroleiros é imponte para a manutenção da subsidiaria como parte integrante do sistema Petrobrás e dos empregos. “Estou muito feliz com a decisão da categoria. Essa mobilização vai fortalecer nossa luta e integrar e ajudar a nos proteger de ameaças de privatizações e mais terceirizações”, avaliou.
Fonte: FUP