Trabalhadores da Abreu e Lima se mobilizam contra remoção de tenda que é símbolo de resistência à privatização

O Sindipetro PE/PB foi surpreendido com ofício emitido pelo RH da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), recebido no dia 25 de fevereiro, requerendo a retirada da tenda do sindicato localizada na entrada da refinaria. Contrário à solicitação por entender que esta é mais uma medida que visa apagar a luta em defesa da Petrobrás, o sindicato está convocando a categoria para um ato na próxima segunda (7), às 7h, no local em que está instalada a tenda, em defesa da permanência desse espaço dos trabalhadores em frente à RNEST.

Dando um prazo até o dia 7 de março, a administração enseja a promoção de um “programa de valorização da segurança, infraestrutura e organização”, alegando “desorganização”. O sindicato respondeu a gerencia questionando qual o entendimento por desorganização, uma vez que a infraestrutura se encontra pintada, coberta, gradeada e com mesas e cadeiras bem acondicionadas.

O que incomoda a administração não é a infraestrutura, mas a política. A simbologia que há na tenda, que mesmo sem a presença dos trabalhadores, representa a disposição da categoria em fazer uma barricada própria em defesa da Petrobrás, estatal, pública, um patrimônio do povo brasileiro e de seus funcionários. Bolsonaro foi eleito em 2018, criticando e negando a “ideologia”, mas desde o primeiro dia de governo em todos os espaços de gestão, o que este governo mais fez foi buscar, tentar e forçar a sua própria ideologia, de desmonte, entrega, exclusão e de morte contra o país e a população.

2022 será o ano da retomada de outro projeto de Brasil, interrompido por um golpe das elites que estão buscando desmontar a empresa pública que é capaz liderar esse rumo. Os petroleiros continuarão a fazer parte dessa história e não aceitarão serem apagados por burocratas e entreguistas.

[Da imprensa do Sindipetro PE e PB]