Trabalhadores correm risco de acidente no Terminal Aquaviário de Suape

Por pura sorte um acidente não ocorre no Terminal Aquaviário de Suape. O painel do sistema…







Sindipetro PE/PB

Por pura sorte um acidente não ocorre no Terminal Aquaviário de Suape. O painel do sistema supervisório está com 16 comandos que não funcionam quando deveriam abrir ou fechar suas respectivas válvulas do campo. Isso significa que toda a movimentação de produtos na unidade é uma verdadeira roleta russa e em casos de emergência, o operador do painel poderá ficar de mãos atadas sem poder evitar uma tragédia.

 

O mais impressionante é que essa situação tem mais de dois anos e a Petrobrás Transporte ainda fica divulgando em seus informes que o sistema supervisório é eficiente. Talvez seja uma tentativa para que uma mentira repetida várias vezes se torne verdade. A direção do terminal, adotando a política do não-sei-de-nada da Petrobrás Transporte, se faz de cega, surda e muda. A gerência em vez de resolver essa grave situação, fica se envolvendo em problemas de outras alçadas como do RH, por exemplo. Há pouco, o gerente veio pedir explicações sobre a liberação de um dirigente sindical. A liberação estava em conformidade com a lei e devidamente acordada com o RH, bem diferente do painel de controle do terminal que a cada dia controla menos a operação.

 

A gerência talvez esteja esperando uma tragédia para tomar um atitude. Por isso, que fique aqui registrado que o operador do painel não poderá ser responsabilizado por operações que dependam do acionamento dessas válvulas e que a Diretoria de Dutos dos Terminais, a Gerência Geral, a Gerência Geral Executiva, a Gerência do terminal e o coordenador do terminal estão plenamente cientes do problema e, portanto, poderão ser criminalmente responsabilizados por omissão, em caso de um acidente fatal.