Trabalhadores avançam na construção de projeto popular energético

alt

alt

A FUP e demais entidades que integram a Plataforma Operária e Camponesa para a Energia debateram nos dias 19 e 20 de maio um conjunto de propostas para avançar na construção de um projeto popular para o ramo de energia. Os debates ocorreram em Belo Horizonte (no Sindieletro), durante o Seminário Nacional de Política Energética, que reuniu 14 organizações sindicais e do movimento social brasileiro, além de trabalhadores de energia da Argentina, Colômbia, Costa Risca e Venezuela.

O encontro analisou a atual política energética no Brasil e na América Latina, apontando a necessidade de fortalecimento da unidade entre os trabalhadores e as organizações do campo e da cidade para ampliar o debate em torno da construção de uma proposta eminentemente popular para o setor. Foram discutidos temas como geopolítica energética; atualidade e perspectivas do setor no Brasil; planejamento e regulação da indústria energética e os desafios para a construção de um projeto popular, com foco na soberania nacional, e que atenda às demandas e necessidades dos trabalhadores e do povo brasileiro.

alt

Um dos palestrantes do evento, o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, ressaltou a importância do setor de petróleo e gás para o desenvolvimento nacional e alertou que os ataques contra a Petrobrás "são uma tentativa da direita de retomar o modelo neoliberal de concessão implementado no governo de FHC". Ele ressaltou que a atual conjuntura impõe a necessidade de intensificação da luta para que a estatal petrolífera esteja realmente voltada para um projeto popular de energia, com participação dos trabalhadores e da sociedade.

Este foi o terceiro seminário nacional realizado pela Plataforma Operária e Camponesa para a Energia. O primeiro aconteceu em abril de 2012, quando pela primeira vez o governo discutiu o modelo energético do país com os trabalhadores e movimentos sociais. No ano passado, outro seminário foi realizado em junho, focando na questão da Indústria e  Desenvolvimento.

Fonte: FUP