Todos ao Ato Público pela retomada de investimentos da Petrobrás

Sindipetro-RN

A diretoria do SINDIPETRO-RN, em conjunto com outras entidades sindicais e populares, está convidando a sociedade mossoroense para participar de um Ato Público em protesto contra o crescimento do desemprego e pela retomada dos investimentos da Petrobrás na região. A manifestação será realizada nesta sexta-feira, 12/04, a partir das 8h00, em frente ao portão de acesso à Base 34, sede administrativa da Companhia, em Mossoró.

De acordo com levantamentos realizados pelos sindicatos de petroleiros, trabalhadores da construção civil, metalúrgicos e trabalhadores do transporte rodoviário, nos últimos 12 meses foram homologadas mais de três mil demissões em empresas privadas do setor e em terceirizadas da Petrobrás. O fenômeno, no entanto, não mais se restringe à cadeia produtiva do petróleo, como vem atestando a mídia local.

Diariamente, em diferentes veículos, têm sido divulgadas matérias que falam em crise, registrando desdobramentos que começam a afetar outros setores da economia, tais como a rede hoteleira, o comércio, e até o ensino profissionalizante. No ramo hoteleiro, segundo depoimento de um conhecido empresário local, a atividade registra uma queda de 50% na taxa de ocupação, considerando o período em que os investimentos começaram a declinar.

Mobilização – O agravamento da crise tem feito com que diferentes segmentos sociais se mobilizem. Além dos sindicatos de trabalhadores que, já há algum tempo, vêm denunciando o retrocesso no setor, empresários e lideranças políticas, agora, também começaram a se mexer. É o caso do recém-criado Fórum da Cadeia Produtiva do Petróleo. A primeira ação anunciada pela articulação, que reúne empresários e representantes de entidades e instituições, foi uma solicitação de esclarecimentos à Petrobrás sobre os investimentos da empresa na região. E o mesmo deverá acontecer na Câmara Municipal de Mossoró.

No mesmo dia da realização do Ato Público (12/04) na Base 34, o legislativo mossoroense promove uma Audiência Pública com o tema “O Desemprego no Setor Petrolífero do RN”. Espera-se que, nesta oportunidade, a Petrobrás apresente um amplo esclarecimento sobre a atuação no Rio Grande do Norte e perspectivas.