Todo apoio da FUP à luta dos trabalhadores da BR Distribuidora pelo anuênio

Após os trabalhadores da BR Distribuidora terem iniciado uma greve no Rio de Janeiro, no último dia 20, a subsidiária concordou em tratar esta questão durante a negociação do Acordo Coletivo.





Imprensa da FUP

Após os trabalhadores da BR Distribuidora terem iniciado uma greve no Rio de Janeiro, no último dia 20, pela retomada do ATS e a mesma progressividade da Petrobrás, a subsidiária concordou em tratar esta questão durante a negociação do Acordo Coletivo. Foi preciso a mediação do Ministério Público do Trabalho para que a BR concordasse em discutir o anuênio na campanha reivindicatória. A empresa vem se esquivando deste debate desde 2009, quando os trabalhadores se reorganizaram para lutar pela retomada do ATS, um dos direitos atacados durante o governo FHC. 

Ações antissindicais – Repetindo as mesmas ações antissindicais da Petrobrás nas mobilizações dos petroleiros, a BR Distribuidora também se utilizou dos vergonhosos interditos proibitórios para tentar impedir a greve de seus trabalhadores. A FUP se solidarizou com a paralisação dos companheiros e continua apoiando todas as mobilizações pela retomada do ATS. Essa luta também é dos petroleiros, que, assim como os trabalhadores da BR, sofreram o assédio da Petrobrás durante o governo FHC, que de tudo fez para tentar acabar com o anuênio.