TEMPO REAL: Acompanhe a entrevista coletiva de Lula

 

14:32 – Espero que eu tenha o mesmo destaque que meus acusadores tiveram ontem. Igualdade. Eu quero falar com os pobres, com quem está perdendo emprego. Quero lembrar que o pobre não é problema. O pobre é solução nesse país. Não pensem que estou desanimado. Estou orgulhoso de saber que a perseguição a mim é por causa das coisas boas que fiz por esse país.

14:28 – Eu tenho convicção que quem mentiu está num enrascada. Eu não vou perder o sono por causa disso. Eu ainda vou viver muito. Por isso estou me preparando; quero me dedicar ao povo brasileiro para que todos entendam que é possível fazer um país melhor.

14:23 – Por favor, parem de procurar caspa onde não tem. Muita gente aqui é analfabeto político, não tem noção do que é coalizão política, como votar. Eu devo dizer às pessoas sérias do MP, da PF, da política, que estou à disposição. Agora, se continuarem com as acusações infundadas e desrespeitosas: procurem outra pessoa para arranjar problema. 

14:19 – Faço essa fala de indignação de quem quer avisar ao país: eu não tenho tempo de parar. Nós subimos apenas um degrau na escala social, que eles estão querendo descer. Vemos aqui essa meninada que está vindo pra rua reivindicar a democracia, que impediu o Alckmin de fechar as escolas, é um Lula multiplicado por milhares. Eu estou à disposição. Não tenho espaço para ficar triste. Nada pode me fazer parar de lutar.

14:15 – Peço aos companheiros do Ministério Público para tomarem cuidado com essa meia-dúzia de pessoas e não deixem esses estragarem uma instituição tão importante como o Ministério Público Federal. E esses que estão contando inverdades têm a desgraça de quem conta a primeira mentira: têm que passar a vida mentindo.

14:12 – Querem me investigar, podem me investigar. Só quero que sejam honestos e verdadeiros comigo. E quero que respeitem a Dona Marisa. 

14:10 – Eu tenho prova de que participei da maior inclusão social que esse país já teve. Durante 12 anos o salário mínimo aumentou.

14:08 – Vocês vão ter problema com o golpe, com o que vocês querem tirar do trabalhador, com vocês querendo tirar o Pré-Sal, a Petrobrás. Isso, sim, vai gerar problema. Governo de verdade é o que pensa que pobre tem o mesmo direito de todos.

14:07 – Ninguém acredita mais nesse país do que eu. Respeito as instituições e as leis. Mas se tem uma coisa que eles têm que aprender é que estão lidando com um cidadão que a única coisa que conquistou é o orgulho de andar com cabeça erguida. Se querem me acusar por corrupção, eu exijo que provem. Às custas do quê esse espetáculo? Vender um produto que não podem entregar? Provem a minha corrupção e eu irei a pé até a delegacia.

14:03 – Eu não compreendo como alguém monta uma estrutura dessas para dizer que não tem provas de crime, mas tem convicção.

13:59 – Ontem, eu fui vítima de um momento de indignação. Nunca pensei passar por isso. Eles convocaram uma coletiva para divulgar o crime que um Lula cometeu. Eu até pensei: “será que eu tenho uma doença de esquecimento que não lembro o crime que cometi?”. Eles construíram uma mentira, como se fosse um enredo de novela. Eles desejam acabar com a vida política de Lula. Não conheço os meninos que fizeram, mas de qualquer forma, eu respeitaria mais a família deles do que eles respeitaram a minha. Eles invadiram a minha casa, a casa dos meus filhos, chegaram até a levantar o colchão de minha cama, entrando como se minha família fosse bandida.

13:56 – Hoje nós vivemos um período em que há uma questão: quem é que vamos demonizar pela manchete? Assim querem fazer com o nosso partido, comigo. Assim querem fazer com a Dilma. Nós tiramos o tapete que escondia a corrupção nesse país. Só há um jeito de a pessoa não ser perseguida por corrupção nesse país: é a pessoa ser honesta. Eu estou falando como cidadão indignado. Pai de cinco filhos, avô de sete netos.

13:51 – Nessa situação entrou a questão da operação Lava Jato. Eles afirmam que o Lula e a Dilma sabiam. A gente não pode mentir nem para Deus nem para nós mesmos. Todas essas denúncias que vejo, eu tenho a consciência tranquila e mantenho o bom humor. Eu me conheço, sei de onde vim, sei pra onde vou. Sei quem quer que eu saia, e eu sei quem quer que eu fique. 

13:47 – Eles inventaram uma mentira e fizeram que 347 deputados, na noite da mentira e da vergonha, sob o comando de um homem que já foi cassado e foi um dos principais a armar o golpe contra a nossa presidenta eleita democraticamente, votassem pelo impeachment da presidenta Dilma. 

13:45 – Eu tenho consciência que meu fracasso teria agradado os adversários. 

13:43 – O objetivo deles era tentar tirar o Lula já em 2005. Se eles quiserem me tirar, eles vão ter que disputar comigo nas ruas. Eu fui eleito em 2006 embaixo da maior baixaria, o meu adversário estava agressivo, nervoso.

13:40 – Eu percebi que quando a gente ganha uma eleição a gente não ganha o poder. O presidente é uma locomotiva. A máquina pública é uma estação. A profissão mais honesta é do política. Todo ano, por mais ladrão que seja, ele tem que ir para as ruas pedir votos.

13:36 – Eu, que achava muito difícil chegar às eleições pela via do voto, vi que era possível: só devíamos despertar sonho na sociedade. E foi a primeira vez que um trabalhador metalúrgico, sem diploma universitário chegou à presidência.

13:30 – Deus escreve certo por linha torta: eu fui para segundo turno. Eu fui com Collor: o caçador de marajá; eu representava os jovens que lutaram contra a Ditadura Militar, os trabalhadores, as pessoas de esquerda.

13:26 – Neste país, há pouca gente com a vida mais fiscalizada como a minha, desde os anos 90. Tenho profundo orgulho de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina, enquanto muita gente achava impossível criar um partido. Havia muito preconceito dizendo que os trabalhadores não podiam criar nem participar de um partido. Os que nos atacam hoje nos chamavam de sectários, comunistas, daqueles que não tinham o que fazer, dentre outros. Depois, quando ganhamos as eleições para presidente foi uma coisa inesperada.

13:23 – Não quero me comportar como ex-presidente da república ou um cara que está reivindicando algum favor. Todos os advogados aqui estão me defendendo com toda competência. Faço a declaração de um cidadão indignado com as coisas que aconteceram e estão acontecendo neste país.