Em setorial realizada nesta tarde, em conjunto pelo Sindipetro-NF e pelo Sindipetro-ES, as direções sindicais orientaram a categoria petroleira que atua em turnos a pressionarem a gerência de Relações Sindicais da Petrobrás a abrir negociações com as entidades sobre a alteração nas escalas de turno de 12 horas. O indicativo é de mobilização digital pela abertura de negociações.
Os petroleiros e petroleiras devem enviar e-mails para relacoes_sindicais@petrobras.com.br, solicitando a postergação das mudanças para 1º de novembro de 2021 e a reabertura de mesa de negociação com Sindipetro-NF e Sindipetro-ES sobre o tema.
“O sindicato tem interesse de assinar os acordos, mas tem que ver os detalhes de cada realidade de trabalho para cada gerencia. Participaram mais de 250 trabalhadores e trouxeram relatos que a empresa está fazendo terror de que vai implementar a escala 3×2 em turnos de 8h, caso o acordo não seja assinado até o final de setembro”, relata o coordenador do NF, Tezeu Bezerra.
Os sindicatos têm denunciado que a Petrobras se mantém intransigente na alteração das escalas de turno de 12 horas, negando solicitação era que as entidades ampliem os debates com as bases.
O NF reforça que essa falta de diálogo é inadmissível e a categoria não pode aceitar essa decisão arbitrária por parte da empresa. Os diretores Tezeu Bezerra (NF), Claudio Nunes (FUP) e Valnisio Hoffmann (ES) estiveram entre os que deram informes sobre o tema à categoria durante a setorial de hoje.
Sugestão de texto para o e-mail
“Nós, trabalhadores do turno, solicitamos ao RH da Petrobrás que abra mesa de negociações com os Sindipetros NF e ES e postergue qualquer mudança nas escalas de trabalho para 1º de novembro de 2021, para que as nossas entidades representativas possam dialogar com a empresa acerca do tema”.
[Da imprensa do Sindipetro NF]