Tabalhadores debatem retomada da indústria naval no estado do Rio de Janeiro

[Com informações do Sindipetro NF] 

A FUP e outras entidades que integram o Fórum de Trabalhadores da Indústria Naval participaram da primeira reunião de 2024, realizada quarta-feira, 17, no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), com o objetivo de discutir a retomada do setor. O encontro reuniu diversas organizações sindicais, parlamentares e empresários da indústria naval.

Estiveram presentes dirigentes da FUP e do Sindipetro NF, o presidente da CUT-RJ, Sandro Cezar, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), do CRT e do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal), além de gestores da Transpetro e da Sengi.

A reunião contou ainda, com a participação de representantes dos gabinetes dos deputados estaduais Renato Machado (PT) e Verônica Lima (PT), que coordena a Frente Parlamentar Estadual da Indústria Naval, e do deputado federal Lindbergh Farias (PT/RJ).

De acordo com Alessandro Trindade, diretor Sindipetro-NF, um dos organizadores do encontro, a pauta envolveu um amplo diálogo acerca da retomada da indústria naval do estado do Rio de Janeiro.

“Debatemos a reabertura de 19 estaleiros, o investimento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 3 lançado pelo Governo Federal, a construção de 19 plataformas do tipo FPSO, e dialogamos sobre o entrave do Estaleiro Inhaúma que está fechado. Ele faz parte da história da indústria naval fluminense e sua reabertura é fundamental para o Estado, com o objetivo de atender a nova demanda do setor, que é o desmantelamento dos modelos FPSO que já estão chegando ao fim de sua vida útil”, explicou.

forum trabalhadores da construção naval CRT industria naval 2 encontro industria naval crt rj
<
>