STF nega pedido de soltura de Arruda e aprova abertura do processo de impeachment

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido)…





CUT

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), sofreu nova derrota nesta quinta (4) na Câmara Legislativa. Por 19 votos favoráveis e nenhum contrário, os deputados distritais aprovaram o parecer da comissão especial que pede abertura de processo de impeachment contra o ex-democrata.

A sessão para apreciar o parecer durou cerca de 20 minutos e foi aberta depois que a Justiça do Distrito Federal negou o segundo recurso apresentado pela defesa de Arruda para tentar adiar a sessão.

STF – Também ontem, por nove votos a um, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) negaram o pedido de liberdade de Arruda, preso na Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro.

A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, que defendeu a manutenção da prisão do governador afastado. Ele argumentou em seu voto que há indícios de que Arruda tentou ocultar provas de sua participação no esquema de corrupção, o que resultou na sua prisão.

Em seu voto, o ministro Joaquim Barbosa foi categórico: "Arruda somente foi preso não só depois de serem colhidas inúmeras provas contra ele, mas depois de reiteradas tentativas de sua parte de prejudicar a investigação criminal, impedir a busca da verdade e manter em tese as atividades da suposta organização criminosa instalada na cúpula do governo do Distrito Federal", afirmou.

A CUT-DF comemorou a decisão das duas Casas, mas enfatizou que é preciso manter a mobilização de toda a sociedade. “As respostas que esperávamos começam a aparecer. Mas ainda temos um longo caminho até dar fim à corrupção no DF. Para isso, necessitamos da sociedade atenta e mobilizada”, disse a presidente da Central, Rejane Pitanga.