STF analisa a quebra do monopólio dos Correios

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir até esta quarta-feira (05) se concede ou não…

Radio Agência ANP

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir até esta quarta-feira (05) se concede ou não a quebra do monopólio dos Correios brasileiro. A proposta da Associação Brasileira de Empresas de Distribuição (Abraed) quer deixar o mercado livre para empresas que queiram entregar correspondências comerciais e encomendas. Atualmente, a responsável pelo serviço postal do país é a estatal Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Em todo o mundo, o serviço de correios é operado em regime de monopólio estatal. Apenas no México e na Argentina esse monopólio foi quebrado. Porém, nos dois casos, medidas estão sendo estudadas para reverter o processo.

A Federação dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Fentect) acredita que a quebra do monopólio no Brasil será um desastre, prevendo que 50% dos trabalhadores dos Correios serão demitidos. Atualmente, a empresa conta com 110 mil funcionários em todo o país.

O secretario geral da Fentect, José Rivaldo, também fez um alerta. Deixar o mercado livre para qualquer empresa atuar no setor dos postais vai prejudicar o atendimento à população.

“O maior foco hoje dessas empresas é atuar nos grandes mercados: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, nas grandes cidades. Nos pequenos municípios não há interesse. Eles vão atuar nos mercados que dão lucros e onde não dão fica para os Correios.”

Rivaldo também afirmou que operar apenas nas pequenas cidades não geram lucros, o que pode levar ao sucateamento dos Correios.