Imprensa do Sindipetro-NF
“A melhor conselheira que temos é a lona”. Com esta frase, um dos mais importantes líderes do MST no país, João Pedro Stédile, saudou ontem, durante a I PlenaFUP, a iniciativa dos petroleiros em realizar o evento no Assentamento do Contestado, na cidade de Lapa (PR).
Stédile contou que em todos os momentos de crise do MST, o que faz o movimento retomar o rumo é voltar para a lona. Ele disse ainda que ficou feliz ao ver, tempos atrás, petroleiros erguerem lonas na porta de uma refinaria.
O líder também lembrou o papel estratégico da união entre petroleiros e sem terra para defender as riquezas da camada Pré-sal. “Rosa Luxemburgo já nos ensinava que, em momentos de crise, o capitalismo se apropria dos bens naturais. E o Pré-sal talvez seja uma das últimas reservas naturais do planeta. Todos os capitalistas, até os Chineses, que devem abrir o olho, querem vir aqui pegar”, disse.
Segundo Stédile, a responsabilidade de defender esta riqueza está especialmente depositada sobre a categoria petroleira. “Parem de pensar só no salário, embora saibamos que salário é importante, mas pensem também no futuro do Brasil e nas crianças”, conclamou.
Ele colocou a militância do MST à disposição dos petroleiros para a luta: “Para o que vocês deliberarem, contem com os nossos batalhadores sem terra para armarem as nossas lonas”.