Sistema Petrobrás: Negociação começa nesta sexta, dia 11

Nesta sexta-feira, 11, a FUP inicia o processo de negociação com a Petrobrás e demais empresas do Sistema…

Imprensa da FUP

Nesta sexta-feira, 11, a FUP inicia  o processo de negociação com a Petrobrás e demais empresas do Sistema, onde serão discutidas as reivindicações dos trabalhadores para o Acordo Coletivo 2009-2011. A primeira reunião tratará das punições e práticas antissindicais impostas à categoria. O calendário prossegue nos dias 14, 21, 23 e 25 (veja quadro abaixo), com prazo até o dia 29 para que a Petrobrás responda a pauta dos trabalhadores. A FUP havia proposto iniciar a negociação no dia 08, com rodadas até 22 de setembro. A empresa, no entanto, queria empurrar o calendário para depois do dia 22, o que foi rejeitado pela Federação.

 

Ato contra punições marcou entrega da pauta

A Pauta de Reivindicações aprovada pela categoria foi entregue à Petrobrás no dia 31 de agosto, durante o ato nacional que a FUP e seus sindicatos realizaram contra as punições e por uma nova Lei do Petróleo. A mobilização ocorreu em frente ao Edise e contou com caravanas de trabalhadores da ativa e aposentados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Norte Fluminense, Duque de Caxias, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba e outras bases da Federação.

"Mexeu com meu companheiro, mexeu comigo", enfatizaram os petroleiros nas faixas e cartazes exigindo o cancelamento das punições. "Com punição, não tem acordo", ressaltaram os militantes e dirigentes sindicais, em discursos indignados contra as práticas antissindicais da Petrobrás.

A proposta dos movimentos sociais para a nova Lei do Petróleo também foi destaque do ato, que contou com a presença de representações da CUT, CNQ, CTB,movimentos sociais e estudantis. "O momento é de mobilização, tanto na campanha reivindicatória, quanto na defesa da soberania nacional. A luta que travamos com a direita para garantir o controle estatal e social do petróleo se passa também dentro da gestão da Petrobrás. Não permitiremos que dirigentes da empresa persigam e punam trabalhadores que lutam por seus direitos", ressaltou o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes.

CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÃO

11/09 – punições, prtáticas antissindicais e dinâmica das reuniões

14/09 – SMS e Novas Tecnologias

21/09 – Benefícios e Outras Disposições

23/09 – Condições de Trabalho; Planejamento e Recrutamento de Pessoal; Terceirização

25/09 – Salários; Vantagens e Vigência do ACT; Relações Sindicais; Segurança no Emprego