Sistema Petrobrás: Mobilizar para conquistar!

A FUP e seus sindicatos concluíram nesta sexta-feira, 25, a apresentação e defesa da pauta de reivindicações …

Imprensa da FUP

A FUP e seus sindicatos concluíram nesta sexta-feira, 25, a apresentação e defesa da pauta de reivindicações dos trabalhadores do Sistema Petrobrás. A empresa tem até terça-feira, 29, para responder a categoria. No dia 01 de outubro, o Conselho Deliberativo da FUP reúne-se para definir os próximos encaminhamentos da campanha. Ao longo das cinco rodadas de negociação ocorridas nas últimas semanas, foram expressas as principais propostas dos petroleiros para o Acordo Coletivo 2009-2011. A FUP enfatizou que é fundamental que a Petrobrás avance significativamente em relação às políticas de SMS e de terceirização, dando um basta aos acidentes de trabalho e equiparando direitos e condições de segurança entre trabalhadores próprios e contratados.

O respeito à organização sindical e ao direito de greve, assim como o cumprimento dos acordos pactuados, foram também pontos de destaque nessa primeira etapa da negociação do ACT. A Federação ressaltou que as reivindicações da categoria ganham uma importância ainda maior diante das novas descobertas de óleo no pré-sal e do crescimento que a Petrobrás terá em função da exploração desta nova fronteira petrolífera.

A empresa já coleciona recordes de produção e está situada entre as oito maiores companhias do mundo. A Petrobrás foi também a mais lucrativa das empresas do setor produtivo das Américas no primeiro semestre. Para chegar a esses resultados, ela investe, em média, US$ 100 milhões por dia e é uma das cinco empresas de maior futuro no planeta.

Apesar de tantas cifras e títulos, a Petrobrás ainda deixa muito a desejar em relação aos seus trabalhadores. Nas áreas operacionais, nas unidades administrativas, nos laboratórios e centros de pesquisa, é através do talento, dedicação e compromisso de cada um dos petroleiros, sejam eles operários ou doutores, que construímos a maior e mais estratégica empresa brasileira. A Petrobrás tem o dever de respeitar e valorizar o seu maior patrimônio.

Torcemos para que os avanços reivindicados pelos trabalhadores possam ser construídos na mesa de negociação, mas sabemos que é através da mobilização que a categoria tem historicamente concretizado suas conquistas. A FUP orientou os sindicatos a concluírem os seminários preparatórios de greve até o dia 30 para que no próximo dia 02 todas as representações sindicais possam participar ativamente do seminário de qualificação de greve, que a Federação realizará no Rio de Janeiro.

Agenda da Campanha

29/09 – prazo para que a Petrobrás e subsidiárias respondam a pauta dos trabalhadores

29/09 – audiência da FUP com o procurador geral do Trabalho Otávio Brito para discutir direito de greve na indústria de petróleo e as práticas antissindicais da Petrobrás

30/09 – audiência pública na Câmara dos Deputados Federais para debater o Projeto de Lei 1621/2007, que trata das garantias e ampliação dos direitos dos trabalhadores terceirizados

30/09 – prazo para os sindicatos realizarem seminários regionais de qualificação de greve

01/10 – reunião do Conselho Deliberativo da FUP, no Rio de Janeiro

02/10 – seminário nacional de qualificação de greve, no Rio de Janeiro.