Sugestões coletadas serão base para discussão do Congresso do Sindipetro Unificado, que acontece em 14 de junho em Campinas
[Da comunicação do Sindipetro Unificado]
O Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal lançou uma pesquisa para ouvir as sugestões da categoria sobre as principais reivindicações que devem compor a campanha do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2025. A coleta de propostas está disponível neste link e será o ponto de partida para os debates do Congresso do Sindipetro Unificado, agendado para o dia 14 de junho de 2025, das 9h às 17h, na sede da Regional Campinas.
A iniciativa visa ampliar a participação da base na formulação das bandeiras de luta que irão nortear a campanha reivindicatória deste ano. Segundo o sindicato, todas as propostas enviadas por meio da pesquisa serão sistematizadas e apresentadas para debate durante o Congresso.
“É fundamental que cada trabalhador e trabalhadora contribua com suas sugestões. Esse processo fortalece a nossa democracia interna e garante que a pauta levada à negociação reflita, de fato, as demandas concretas da categoria”, afirmou o diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin.
O Congresso, além de debater e aprovar a pauta da campanha do ACT, também terá uma função estratégica: eleger a delegação que representará o sindicato na Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (PlenaFUP), que ocorrerá entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em Recife (PE).
O Sindipetro Unificado terá direito a nove vagas para delegados eleitos e três para observadores na PlenaFUP. A participação nesse fórum nacional é considerada decisiva, já que será na plenária que os sindicatos filiados à FUP definirão, coletivamente, a pauta nacional de reivindicações a ser apresentada à Petrobrás e demais empresas do setor.
Para o sindicato, esse método de consulta prévia, que será seguido de debate no Congresso, assegura maior legitimidade à pauta reivindicatória. Além disso, amplia o engajamento dos trabalhadores na campanha, fortalecendo a mobilização necessária para as negociações coletivas que se aproximam.
Da pesquisa à negociação nacional
Após o Congresso do Sindipetro Unificado e a eleição da delegação, a próxima etapa será a participação na PlenaFUP. Esse espaço reúne representantes de todos os sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros e define a pauta nacional que será apresentada à Petrobrás.
A expectativa é que as propostas oriundas das bases regionais componham um documento, que dialogue com as especificidades locais e, ao mesmo tempo, unifique a luta nacional dos petroleiros.
“Nosso compromisso é levar para a PlenaFUP uma pauta construída coletivamente, que expresse as necessidades da nossa categoria”, reforçou o diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin.