No dia 8 de julho, às 9h30, na sede de Campinas (SP) do Sindipetro Unificado (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo), ocorrerá um evento para rememorar os 40 anos da histórica greve de 1983, ocorrida simultaneamente na Refinaria de Paulínia (Replan), no interior de São Paulo, e na Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na região metropolitana de Salvador (BA).
Nomeada de Ato político em rememoração aos 40 anos da greve de 1983, a atividade contará com a presença de trabalhadores de ambas as refinarias que participaram da paralisação na época, além de outros convidados (acadêmicos, sindicalistas e representantes do governo federal). Já confirmaram presença o professor aposentado de Economia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ex-presidente da Petrobrás [2005-2012], José Sérgio Gabrielli, e a presidenta da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida.
Leia também: Sindipetro BA comemora os 40 anos da greve de 1983 em evento no dia 11
“Pretendemos fazer essa rememoração da greve de 1983 não como um exercício saudosista, muito pelo contrário. O objetivo é sempre apontar para o futuro, de transformação permanente em direção a uma sociedade mais justa e igualitária”, aponta Antônio Jesus Alencar Ferreira, coordenador dos trabalhadores demitidos durante a greve, que posteriormente se tornaram anistiados políticos.
Leia também: A incansável resistência petroleira durante a ditadura
No dia da comemoração, também será lançada uma exposição, que narra por meio de textos e imagens a história da greve, além de um filme documental de média-metragem. A programação também inclui apresentações musicais de artistas da região.
Veja a edição especial do Sindipetro sobre os 40 anos do movimento:
SINDIPETRO SP - BOLETIM GREVE DE 83 JP2023-JUN1129web
[Da imprensa do Sindipetro Unificado]